domingo, 16 de fevereiro de 2020

" ÍLHAVO - Ensaio Monográfico - Séc. X ao Séc XX"


“ÍLHAVO – Ensaio Monográfico – Séc. X ao Séc. XX”
-
Senos da Fonseca
-
3ª edição
-
Esgotadas as edições anteriores, o autor julgou chegado o momento de reformular, revendo e aumentando o conteúdo do “ÍLHAVO – Ensaio Monográfico – Séc. X ao Séc. XX", livro com que o autor pretende precisar uma história, contado passo a passo o percurso desde o nascimento, a evolução económica e social da comunidade ilhavense, para lá de outras referências de interesse para memória futura.
-
Tão pormenorizada e documentada, quanto o permitem os documentos que anexa, (disponibilizando-os assim), a obra procura justificar no seu todo, a singular diferenciação (que perdurou até há bem pouco) entre as duas comunidades que lhe deram identificação singular: a dos lavradores acantonados lá no cimo do agregado, e os pescadores dispersos pela beira da ria, acovilhados nos becos tão característicos…
Partindo da afirmação da villa como agregado populacional, identificando em pormenor o historial dos seus donatários, o livro aborda os primeiros tempos ao encontro do Foral Manuelino que a identifica, define e inscreve na história pátria. Segue cronologicamente até à grande crise lagunar, abordando o modo singular como “os ílhavos” procuraram no litoral a sobrevivência. Deixando um rasto inapagável, afirmada nos saberes que transmitiram passo a passo, praia a praia, transmitindo a singularidade de uma cultura diferente. Única!
-
-
Insere o livro, o panorama social e económico, apontando profissões, rendimentos e ofícios que deram a forma, a Ílhavo, de comunidade (já) evoluída, de referência. Aborda o papel marcante dos “ílhavos mareantes”, participantes maiores da faina maior dos bacalhaus, importante para o esforço do país em minorar a sua dependência do estrangeiro.
Não deixa o livro de referenciar a extraordinária geração que, na transição do século, se distinguiu por obras e feitos ou distinção intelectual.
O livro – de 600 páginas, contendo referências históricas e fac-similes de documentos – encerra com um mapa referência que recolhe em datas os principais pontos do historial de Ílhavo.
Encontra-se, para venda, na livraria do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), na livraria Leya, no Clube de Vela da Costa Nova (CVCN) e outros locais a designar.
-
Ílhavo, 10 de Fevereiro de 2020
-
Ana Maria Lopes-


Sem comentários: