domingo, 16 de fevereiro de 2020

"GIL EANNES - O Anjo do Mar"


-
No dia 31 de Janeiro, a bordo do navio-hospital “Gil Eannes”, em Viana do Castelo, na sessão comemorativa dos 22 anos do resgate do referido navio, além de outros eventos, foi apresentado o livro “Gil Eannes – O Anjo do Mar”, da autoria do comandante ilhavense João David Batel Marques.
-
O livro com uma boa apresentação gráfica, é brochado, consta de 132 páginas, em versão bilingue, português/inglês, com cerca de 80 figuras, entre fotografias do navio, em tempo de campanha, já musealizado, arranjos, estatísticas e planos.
-
O texto, claro, elucidativo, pormenorizado e atraente, tem a qualidade a que o autor já nos habituou.
-
Entre 12-05-1955 e 30-04-1959, o navio teve como Comandante, o capitão João Pereira Ramalheira (Vitorino) e entre 1965 e 1968, o Capitão de Bandeira e Chefe da Assistência à frota bacalhoeira Almirante Quintino Mário Simões Teles, ambos ilhavenses, de que a terra, muito se orgulhou.
A foto de capa, da esquerda para a direita, na campanha de 1955, no “Argus”, mostra o imediato José Luís Nunes de Oliveira (Codim), Comandante Henrique Tenreiro, capitão Adolfo Simões Paião Júnior e o piloto Francisco Teles Paião, tendo o novo “Gil Eannes”, ao fundo.
-
Além do local de origem, o livro encontra-se também à venda, na livraria do Museu Marítimo de Ílhavo.
-
Ílhavo, 11 de Fevereiro de 2020
-
Ana Maria Lopes-

Sem comentários: