sábado, 27 de fevereiro de 2016

Homens do Mar - Adolfo Simões Paião Júnior - 3

-
-
Capitão Adolfo Simões Paião Júnior, numa bela fotografia, registada a bordo do Argus, na viagem de 1950, por Alan Villiers.
Nascido em Ílhavo (1898-1983), casou com a Senhora D. Rosinda Fonseca Paião.
Em1936, foi capitão do lugre de madeira Neptuno II, construído em Vila do Conde em 1873, passando em 1897, para a propriedade da Parceria Geral de Pescarias.
----
O lugre Hortense
-
Entre 1937 e 39 (inclusive), capitaneou o belo lugre Hortense, que teve o triste destino de arder no mar da Palha em 1970, depois de ter sido oferecido à Organização Corporativa das Pescas, para nele se instalar um museu de Pesca.
Em 1940, foi capitão do Argus, passando para o Creoula nos anos de 1941 a 43.
E voltou para Capitão do Argus, de 1944 a 1957. 
-
À direita, no sorteio dos dóris. 1950
Foto de Allan Villiers
-
Entre 1958 e 1960 estreou o navio-motor Neptuno, de ferro, construído nos desaparecidos Estaleiros de S. Jacinto.
Imortalizaram-se na pesca à linha do bacalhau, o Capitão Adolfo e o Argus, pelo triplo apontamento que registou o oficial da armada australiana, Alan Villiers na campanha de 1950, que integrou, nomeadamente, um conjunto notável de fotografias, um documentário em cinema e uma narrativa clássica da literatura marítima mundial, numa escrita límpida e envolvente, apelidada de A Campanha do Argus.
A minha avó era visita assídua da Senhora D. Rosinda, no seu palheiro típico, cuidado e alongado, riscado de vermelho e branco, sito ao norte, frente ao Bico. E eu acompanhava-a. Na Costa Nova tudo é mais perto e mais à mão, pelo menos no Verão. O Inverno alonga as distâncias. Será?...
-
Ílhavo, 18 de Fevereiro de 2016
-
Ana Maria Lopes
-

3 comentários:

António Barreto disse...

Meu avô Catulo foi tripulante do Hortense 42 anos,desde o batismo à paragem, salvo o erro. Seus filhos António e José embarcaram nele,aos 16 anitos! umas crianças! Tenho uma foto; parece que tinha os doris à popa.

Ana Maria Lopes disse...

Obrigada pelo seu testemunho. Já agora, o Senhor de que terra é?

António Barreto disse...

De, Buarcos, com muitos anos em Peniche, onde resido.