quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Homens do Mar - João Pereira Ramalheira - 2

-
-
João Pereira Ramalheira (o Vitorino), numa bela fotografia, de Paulo Ramalheira, a bordo do lugre-motor Gamo, em 1936.
Natural de Ílhavo (1898-1964), foi pai do nosso prezado e distinto amigo Capitão Vitorino Paulo Ramalheira, que fez a sua primeira viagem à Terra Nova, em 1951, como terceiro piloto do Gil Eannes velho, assim era conhecido, com o seu pai.
João Pereira Ramalheira comandou o lugre Gamo de 1936 a 1938, o lugre Creoula, nos anos 1939 e 40 e o lugre Argus, de 1941 a 1943, inclusive.
Entre 1945 e 1958 (inclusive), exerceu o honroso cargo de Comandante do navio-hospital Gil Eannes, tendo feito a transição do navio velho para o novo.
-
Comandante do Gil Eannes, à direita, em 1948
-
Este, cujo bota-abaixo foi em Viana do Castelo, a 20 de Março de 1955, com grande pompa e circunstância, apesar da chuva, foi benzido pelo Senhor D. Manuel Trindade Salgueiro e amadrinhado pela Senhora D. Berta Craveiro Lopes, esposa do Presidente da República, à época.
-
Ílhavo, 13 de Fevereiro de 2016
-
Ana Maria Lopes
-

2 comentários:

Anónimo disse...


Na expectativa de aqui dar o meu modesto contributo, e se a memória não me falha, no ano de 1958, quando ali estive internado, entre outras figuras de gabarito nacional, como o médico e escritor Bernardo Santareno e Baptista Pereira, então famoso nadador e vencedor da Travessia do Canal da Mancha, com os quais tive o prazer de conviver, o Navio-Hospital Gil Eanes, era comandado por Tavares de Almeida, distinto oficial da Armada, que acompanhado se seu «séquito» de médicos, sempre nos visitava, logo após a missa dominical.
Com os melhores cumprimentos,
Al bino Gomes

Ana Maria Lopes disse...

Caro Sr. Albino: Sempre atento. Grata pelo seu comentário.

Às vezes, há dúvidas e tentei ir à «fonte», ou seja ao filho do Comandante do Gil Eannes, em 1958, Sr. Cap. Vitorino Paulo Ramalheira, com quem me dou bastante.
Testemunhou-me que o Pai foi Comandante do Gil Eannes, exactamente, até 1958, inclusive. Ao mesmo tempo, embarcava também o Sr. Comandante Tavares de Almeida, já há muitos anos, e que era o representante do Grémio a bordo, tendo por missão visitar os doentes estabelecer os contactos necessários com os outros navios e outras representações diversas. Cumprimentos.