quinta-feira, 4 de outubro de 2012

AMÉRICO TELES - Fundador do Museu de Ílhavo

-
Quando tivemos conhecimento de que na Agenda de Eventos Viver Em… Agosto 12, a rubrica «a nossa gente» era dedicada a Américo Teles (1893 – 1989) como fundador do Museu de Ílhavo, só tínhamos que nos regozijar, nós que tivemos o privilégio que Américo Teles nos procurasse e se correspondesse connosco.
Não é que seja muito importante, mas convém repor a verdade relativamente às homenagens de que Américo Teles foi alvo…
No último parágrafo da referida Agenda, na p. 27, passamos a citar – Foram-lhe feitas duas homenagens a título póstumo: em 1990 o Grupo dos Amigos do Museu organizou um In Memoriam que resultou numa pequena edição da sua personalidade e labor em prol do Museu; a 8 de Agosto de 2004 a direcção do Museu promoveu uma sessão evocativa do fundador, na qual o seu busto foi recolocado no átrio principal do novo edifício.
Estas são ipsis verbis as frases com que terminam as Notas biográficas de Américo Teles no livro de Álvaro Garrido e Ângelo Lebre Museu Marítimo de Ílhavo – Um Museu com História, edição da Âncora Editora e CMI/MMI, 2007, p. 175.
Interrogámo-nos… – Mas então, em 25 de Novembro de 1995, em simultâneo com a inauguração da Sala da Ria, com que Américo Teles tanto sonhara (Carta de AT a AML, de 31 de Maio de 1986), o que fez a Associação dos Amigos do Museu (AMI)?
– Encarregou-se de mandar esculpir em bronze o busto em gesso, de Américo Teles, da autoria de Pedro Gordinho Silva, que Sónia Teles, neta do homenageado, descerrou, na entrada do Museu.
 
Sónia Teles descerra o busto do Avô
 
– Tratou de elaborar e enviar convite alusivo ao acto.
-
 
 
– Foram sua filha mais velha Maria Armanda Teles e Marido, Hernâni Silva, que representaram a Família, na sessão solene no Auditório, tendo discursado seu genro.
 
A. Paião, AML, J. L. Malaquias, Armanda Teles, H. Silva
 
Aníbal Paião, presidente da AMI, proferiu: A pedra que sustenta o busto de bronze de Américo Teles que iremos inaugurar está simbólica e propositadamente, com uma face inacabada. Lembrar-nos-á permanentemente o inconformismo que alguém nos deixou como principal legado imaterial. Esse alguém com letra grande chama-se Américo Teles e a nossa prática e postura no dia a dia de trabalho no Museu são a nossa maneira de o homenagearmos (…).
Também a 21 de Outubro de 2006, o jornal O Ilhavense, com os patrocínios da CMI e AMI organizou os VI Fogos Florais do Concelho de Ílhavo, tendo Américo Teles como patrono da iniciativa.
Estamos esclarecidos? Sendo as fontes as mesmas, a uns lembra e a outros esquece? Coincidências?...
 
Imagens de arquivo da autora do blogue
Ílhavo, 4 de Outubro de 2012
Ana Maria Lopes
-

Sem comentários: