sexta-feira, 8 de março de 2024

Nunca é tarde

 -

Zé António Paradela

José António Bóia Paradela nasceu em Ílhavo, em 30 de Outubro de 1937, filho de José António Paradela Júnior e de Rosa de Jesus Bóia. Foi casado com Matilde Ventura Nunes Henriques, amor de uma vida.  Adoptaram dois filhos, o Marco e o Jorge.

Subiu a pulso. Foi embarcadiço na pesca do bacalhau, tendo feito uma campanha de moço, em 1955, no navio-motor “Lousado”. Depois, bolseiro da Fundação Gulbenkian, durante cinco anos, formou-se em Arquitetura, na Escola Superior de Belas Artes.

O seu curriculum vasto compreendeu várias disciplinas e tipologias, desde as arquitecturas, especialmente habitação colectiva e equipamentos, ao ordenamento do território e ao planeamento urbanístico. Nesse aspecto, podemos dizer que na ilha da Madeira, teve um papel fundamental.
No planeamento urbanístico, a sua área de trabalho preferida foi o POTRAM (1990) – Plano de Ordenamento Territorial da Região Autónoma da Madeira, em que   coordenou uma vasta equipa pluridisciplinar.

Para Ílhavo, a sua terra natal, fez o projecto dos Paços do Concelho, o Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, o edifício antigo dos Bombeiros Voluntários, que adaptou ao Centro de Religiosidade Marítima e o Jardim Henriqueta Maia.

Usava como pseudónimo literário Ábio de Lápara.

Na escrita, deixou-nos dois livros de crónicas e pequenas estórias sobre os lugares onde cresceu e conviveu “Uma Ilha no Nome” e “A Rua Suspensa dos Olhos”, e um livro de textos poéticos, “O Livro das Santinhas de Apegar”.

O Zé António era um homem bom, honesto, culto, sem pretensões e com humor. E a juntar a tudo isto – um grande arquitecto e urbanista. Apresentou-nos, em Ílhavo, com saber e boa vontade o livro “Moliceiros” – A Memória da Ria”, em 2012.

-

Apresentação de “Moliceiros – A Memória da Ria”
- 

Depois de doença prolongada, a que resistiu estoicamente, faleceu em 21 de Fevereiro de 2023, com 85 anos.

A título póstumo, foi-lhe concedida a medalha de ouro, de mérito cultural, em 2023, pela CMI.

Ílhavo, 8 de Março de 2024

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: