domingo, 17 de janeiro de 2010

O lugre-motor Milena (I)



Nunca foi minha intenção tratar o lugre Milena, mas, por alturas do Natal recebi um e-mail de um tal Emílio Gomes do Novo, confidenciando-me que era neto e filho de pescadores do bacalhau e que seu avô fizera a sua última viagem, na última do lugre-motor Milena.

Entrada no Porto de Leixões – Fotomar


Ao navegar pela internet, continua, confessa-me que encontrou o meu blog Marintimidades e que prazer e emoção teve ao ler um artigo de 18 de Novembro, Desafio…4… em que aparece uma foto do Milena e, principalmente, quando leu os comentários do Sr. Luís Filipe Morazzo.

À saída da barra de Aveiro – Arquivo H. R.


Era tão pequenino, quando vi o Milena – revela-me.
Actualmente, vive em França desde 1963, mas ainda tem algumas saudades e muito gostaria de encontrar fotos do Milena, se possível, com velas.

Para mais, em alturas de Natal, a sua comunicação sensibilizou-me; também neta de capitão bacalhoeiro, em agrestes tempos, enviei-lhe uma primeira foto do seu navio preferido, agradecendo-lhe e retribuindo os votos de Bom Natal e prometendo-lhe que, no início do Novo Ano, lhe dedicaria um post com o principal da história do Milena e com algumas boas imagens do seu quotidiano, que conseguira em buscas anteriores.

Popa do Milena


A história dos navios faz-se assim, agrupando, aos poucos, pequenos “puzzles”. A pouco e pouco lá vão aparecendo registos de grande valor histórico.
É por isto e pela nossa memória colectiva, que vale a pena continuar as pesquisas.
O imponente Milena, lugre de madeira, foi construído em Bagdad Ship Building Co., Milton, Florida, E. U. A., em 1918.
Foi o ex “Burkeland”, pertencente a J. A. Merritt & Co., Pensacola, Florida, entre 1918 e 1935.

Adquirido em Génova pela Indústria Aveirense de Pesca, Lda., de Aveiro, iniciou a actividade de pesca em 1936.
Com um comprimento de fora a fora de 60,89 m, entre perpendiculares, de 55, 04 m, com boca de 10, 88 m e pontal de 4, 99, deslocava 756, 63 toneladas brutas. Tinha um motor Polar, Suécia, 1935, de 330 HP e uma capacidade de pesca de 11 394 quintais.
Albergava 17 tripulantes e 57 pescadores.

(Cont.)

Ílhavo, 17 de Janeiro de 2010

Ana Maria Lopes

5 comentários:

Anónimo disse...

Agradeço mais estas informações precisas sobre o lugre Milena. Curiosamente, é assim que se vai construindo a história - quase o catálogo - da frota portuguesa.
Cumprimentos,

José Alberto

fangueiro.antonio disse...

Boa tarde.

Com este seu artigo e razões que o levaram a escrever, mas uma vez se comprova que a internet permite destas coisas.
Este é outro navio especial, como tantos outros, com a particularidade rara de ser "americano" de nascença. Nota-se bem que não nasceu para a pesca, especialmente quando não era ainda "branco", levando até um bote pendurado à popa.

Mais uma vez se agradece à Dr.ª estes artigos.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Mas que belas fotos

Anónimo disse...

Boa noite

Agradeço o artigo .
Aprendi bastante sobre o milena,
porque ,eu dizia-me que era um
dos mais bonitos BACALHOEIROS
PORTUGUESES.

EMILIO GOMES DO NOVO

www.emiliogdnovo@gmail.com

Anónimo disse...

Obrigado da minha parte pelas lindas fotos em especial pelo lindo lugre motor Milena e pelas fotos em que o Sre Capitão Pascoal é interveniente ,por isso o meu obrigado e meus cumprimentos a todos em especial a Dra ANA Maria um BEM-HAJA Jaime Pontes