segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Desafio marítimo, em terra firme...


Os afazeres têm sido muitos. Convidada pelo Professor Adolfo da Silveira a dar umas aulas no Centro de Investigação e Desenvolvimento do Mar, da Universidade Autónoma de Lisboa, aí me desloquei. Faziam parte de um Mestrado em História da Náutica e Arqueologia Naval.

Pátio Interior da U. A. L.


Tratou-se de uma disciplina do 2º Semestre, História Náutica e Etnografia Marítima, ministrada pelo Professor Comandante Gomes Pedrosa com a minha modesta participação, no que respeita à etnografia marítima.
Pretendeu-se nesta unidade curricular fornecer uma panorâmica geral das embarcações tradicionais no litoral português ocidental e sul, nos últimos cinquenta anos, tendo sido abordadas as várias tipologias e características, enquadradas em aspectos geográficos, funcionais e antropológicos. A cultura imaterial flúvio-marítima também foi objecto de reflexão, integrada nos processos de preservação do património marítimo tradicional. A história e tipologia das artes de pesca, dos compromissos marítimos e das confrarias marítimas também já tinham sido objecto de estudo.
Foi uma experiência nova e enriquecedora, um verdadeiro desafio em terra firme. Novos conhecimentos, novos contactos... As trocas de experiências também abundaram.
As aulas ministradas em horário post-laboral fizeram com que a gama de alunos fosse extremamente diversificada, bem como os níveis etários e as formações.
Tinham algo de comum, “os alunos” – o interesse pelas coisas do mar.

Para mim, foi muito gratificante verificar que os assuntos cativaram a sua atenção e interesse, tendo participado, de questão em questão, com grande curiosidade e sentido crítico.

Foi um dia extremamente cansativo, mas que valeu a pena. De repetir, se as circunstâncias o proporcionarem.

O Centro de Estudos do Mar da Universidade Autónoma de Lisboa é uma unidade orgânica da Universidade que tem por finalidade desenvolver a investigação, ministrar formação e prestar serviços na área do conhecimento das ciências Humanas e do Mar.

Ílhavo, 11 de Janeiro de 2010

Ana Maria Lopes

2 comentários:

marmol disse...

Parabéns pela distinção!
Já provou neste local, através dos posts que publicou, e do que sei noutros palcos, que é uma conhecedora apaixonada pela etnografia náutica e não só ...
Aguardamos por novos desafios!

Oliveira Martins

fangueiro.antonio disse...

Olá de novo.

Parabéns pois por levar a cabo o desafio e seria muito importante que os alunos que a estiveram a ouvir, tomassem posições activas nas suas carreiras em prol da Cultura Marítima.
Lentidão e visão curta é um dos nossos maiores males contemporâneos, mas há que continuar a acreditar e a trabalhar pelo elemento de maior importância na nossa História, o Mar.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt