sábado, 9 de agosto de 2008

Projecto DE NOVO NA TERRA NOVA


Em maré de aniversários, faz exactamente, hoje, 10 anos, que o navio Creoula saiu para a Terra Nova, numa das missões mais expressivas que jamais cumpriu.


Regresso do antigo lugre aos mares da Terra Nova – in Jornal de Notícias de 9.8.1998

Canadianos e portugueses reaproximam-se
Creoula parte hoje para a Terra Nova – in Diário de Aveiro de 9.8.1998

Ílhavo “viveu” a partida do Creoula para a Terra Nova
O Presidente da República, Jorge Sampaio, no dia da largada do Creoula para a Terra Nova
Na tripulação segue grupo de jovens ilhavenses
Os votos são de boa viagem!...
– in O Ilhavense de 15.8.1998

Projecto De novo na Terra Nova junta Portugal e Canadá – in Diário de Aveiro de 15.8.1998


Assim se referem ao acontecimento alguns jornais da época. Muitos mais se lhe referiram.

Acudiram milhares de pessoas ao cais nº 10 do Porto bacalhoeiro da Gafanha da Nazaré, para viverem a saída do Creoula, com destino à Terra Nova. O Presidente da República, Jorge Sampaio, entre aquela massa humana, dirigiu-se ao navio para cumprimentar o Comandante, bem como todos os instruendos e Director de Treino de Mar, Capitão Francisco Marques, numa missão igualmente simbólica, já que havia sido o último Comandante do navio, enquanto lugre da pesca do bacalhau, 25 anos antes.


Também a Barra teve um movimento invulgar. A afluência ao Paredão e Meia – Laranja era fora de série. O Creoula, de velas enfunadas, saía a Barra, relembrando as saídas dos antigos lugres com o mesmo destino. Só que a missão era bem diferente!

Muitas embarcações de vários tipos acederam ao convite para acompanhar o antigo lugre-motor, hoje, NTM., dando à entrada da Barra um aspecto comovente e arrebatador.



Tendo vivido este projecto muito por dentro e acompanhado a viagem muito de perto, inclusive no Canadá, não quis deixar passar a data despercebida – a primeira década.


Patrícia Dole, Embaixadora do Canadá, na altura, lançou a ideia desta viagem, que recebeu o apoio dos dois países.
Ao contactar a Associação dos Amigos do Museu, encontrou nela uma forte aliada e, a partir daí, constituiu-se uma Comissão Executiva, sediada no M. M. de Ílhavo, formada pela citada Associação, pela Universidade de Aveiro e pela C.M. de Ílhavo – assim se realizou o projecto DE NOVO NA TERRA NOVA.

Fotografias – Arquivo pessoal da autora e de Carlos Duarte

Costa-Nova, 9 de Agosto de 2008

Ana Maria Lopes


1 comentário:

fangueiro.antonio disse...

Boa tarde.

Dou-lhe os maiores parabéns por estar a assinalar este momento de grande significado para o passado dos pescadores Portugueses, região de Aveiro e Portugal em geral.
Nunca consegui descobrir grande informação na internet sobre este evento há 10 anos e as suas fotos comovem-me, pois provam que a Epopeia do Bacalhau e os seus navios transmitem muito mais boas do que más recordações à população.
Cada vez mais anseio ver as velas do "Santa Maria Manuela" no horizonte, de porto em porto a admirar as gentes. Mais uma feliz coincidência para mim, descobri hoje que o molinete do N-M "Novos Mares" onde o meu pai fez 8 campanhas, está a ser restaurado para ser instalado no "Santa Maria Manuela", onde o meu avô fez 9 campanhas. Há coincidências...

www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt