terça-feira, 17 de março de 2020

"Apelos do Passado" apresentado no Museu Marítimo de Ílhavo



A obra “Apelos do Passado” de Valdemar Aveiro foi apresentada no Museu Marítimo de Ílhavo, no passado dia 6, perante uma assistência significativa, que “diz muito” ao autor. Coube a Álvaro Garrido, antigo director e consultor da unidade museológica ilhavense e novo director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, apresentar a obra.
Este, que é o sétimo livro do autor, tem cerca de cerca de 100 páginas, com breve glossário, dado ao prelo pela Âncora Editora.
É uma obra, sobretudo autobiográfica, que se baseia em factos vividos de uma forma aleatória, quer nas ondas do mar quer em terra lhana, entrecortados por sonos, sonhos e deambulações diversas.
Nascido em Ílhavo, homem de 85 anos, gosta de viver de pé, colaborando ainda hoje com a administração da Empresa de Pescas de S. Jacinto, despois da convalescença de uma grave doença vivida após a sua última viagem em 1988, como capitão “do seu navio” – o arrastão Coimbra.
Tendo conhecido o sabor salgado do mar, apenas com 16 anos como moço de lugre-motor Viriato em 1951, subiu na vida a pulso e depois do Curso de Oficial da Marinha Mercante, na Escola Náutica, em Lisboa, comandou homens e arrastões, confessando com orgulho, que apenas serviu duas empresas, a Empresa de Pesca de Aveiro (EPA) e a Empresa de Pescas de São Jacinto, tecendo os maiores elogios aos seus armadores, respectivamente, Sr. Egas Salgueiro e Dr. Domingos Vaz Pais, já “ausentes”, mas que nunca esquecerá.
-
-
É um livro forte, em que o autor evoca a sua vida de marinheiro entre vagas alterosas, tempestades, growlers e icebergs, de que sente saudades e lembra a doçura de uma criança acabada de nascer, ao compará-la com os novos tempos, que não sabemos para onde nos catapultam. É um livro amargurado, com um tom desencantado do mundo em que vivemos.
 -
Foto de Etelvina Almeida
 -
Ílhavo, 17 de Março de 2020
 -
Ana Maria Lopes-

Sem comentários: