domingo, 8 de março de 2020

Documentário do "São Ruy", na campanha de 1952

-
Anteontem, antes da apresentação do mais recente livro de Valdemar Aveiro, no auditório do MMI, foi servido um belo aperitivo – documentário da campanha de 1952, no navio-motor “São Ruy”, da praça de Viana do Castelo.
 -
O navio-motor “São Ruy”
-
“A Campanha do São Ruy – 1952”, atendendo ao facto do Capitão João Araújo não ser um profissional, deixou-nos, para memória futura, um excelente documentário – a precisão das cenas, a sua sucessão.  os timings certos fazem dele um filme excepcional para se apreciar o processo de registo de uma viagem redonda: o abastecimento de sal, a cerimónia da Bênção no majestoso Tejo, a saída da barra, a vizinhança de outros navios, a vida a bordo, a pesca, o processamento do peixe, a salga, a ida a terra para abastecimento, o reencontro de capitães amigos e o regresso. Por acaso ou não, tem uma forte intenção pedagógica, para seja apreciado por escolas, por jovens descendentes ou não, de quem viveu essa vida.
O texto escrito pela pena de João David Batel Marques para o comentador do filme, é excelente, com um narrador presente, de primeira pessoa, visto que foi posto na boca de quem o filmou – o imediato vianense, João Araújo.
 -
Imediato João Araújo
- 
Do trio da oficialidade faziam parte o Capitão José Bilelo e o piloto, carinhosamente conhecido por Chico Leite, ambos de Ílhavo.
 -
Ílhavo, 8 de Março de 2020
-
Ana Maria Lopes-

Sem comentários: