segunda-feira, 10 de maio de 2010

Santa Maria Manuela e Creoula festejam 73 anos



Há precisamente 73 anos, no dia 10 de Maio de 1937, os elegantes lugres Santa Maria Manuela e Creoula, irmãos de berço, desciam serenamente a carreira de construção dos Estaleiros da CUF, para penetrar nas águas profundas do Tejo.

A proa, em dia festivo…


Hoje, todos à uma, os Amigos do SMM cantaram-lhe os «Parabéns», numa festa memorável, na sua apresentação oficial.


Bolo de aniversário


Parabéns Santa Maria Manuela!


Dóris a preceito, testemunho da Faina Maior


Pouco depois, saiu garbosamente do Cais dos Bacalhoeiros da Gafanha da Nazaré para o Tejo, ao encontro, pela primeira vez, do seu irmão gémeo Creoula. Aí integrarão a parada naval que homenageará o Papa Bento XVI, durante a celebração da missa no Terreiro do Paço.

Rumo a Lisboa…


Sem tempo para mais, aqui fica o registo presencial, para memória futura…

Ler mais no D. A. de 11.Maio. 2010.

Fotografias – Ana Maria Lopes

Ílhavo, 10 de Maio de 2010

Ana Maria Lopes

7 comentários:

Jorge VC disse...

Bravo Ana Maria!
"Saferascada" como sempre!
Obrigado pelo presente!

fangueiro.antonio disse...

Bom dia.

Que lindo vai ser ver este nosso "Manuela" a brilhar junto do seu irmão no Tejo. Logo, lá estarei pregado à tv.
E que bem ficam os dóris a bordo. Falta é pintar-lhes o nome à popa, marcá-los como os pescadores faziam. A vela parece ser do típico pano crú. Nesta Páscoa passada fiz questão de ir a casa de um tio buscar vários metros deste pano, que há anos os meus pais lhe haviam dado, pano de vela do dóri que o meu pai trouxe da última campanha em 1974. Extraordinário depois de 36 anos, ter nas mãos um dos símbolos da Faina Maior, o pano das velas.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Ana Maria Lopes disse...

Sr. Fangueiro:
Pensei em si, quando ,ontem, assisti à cerimónia do Santa Maria Manuela!
Quero dizer-lhe que os dóris foram habilmente feitos pelo Sr. José Vareta da Gafanha da Nazaré, cujos trabalhos bem conheço.
As velas, não podia deixar de ser, foram feitas com o «coração» de Marques da Silva, em pano cru, como pensa. Este Amigo tem sabedoria, vontade e «mãos» para tudo de bom.
Saudações marinheiras!

Ze da Micha disse...

O Santa Maria Manuela não vem ao Douro?

Ana Maria Lopes disse...

Não sei, mas não desanime. O Creoula já há uns anos aí esteve, se a memória não me falha, num programa da Queima das Fitas.

fangueiro.antonio disse...

Boa noite.

Agradeço à Dr.ª levar-me à cerimónia do SMM em pensamento. Acredite que muito gostaria de aí ter estado. O dia virá em que estarei ao pé deles.
Estou de momento a seguir a missa no Terreiro do Paço e lá aparece ele constantemente em pano de fundo. Quer-me parecer que o "Creoula" fez questão de posicionar o SMM em local privilegiado.


Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Foi um dia memorável este 10 de Maio de 2010 na Gafanha da Nazaré. Também fotografei o bolo, mas tive de regressar a Lisboa antes de o provar...