quinta-feira, 6 de maio de 2010

I Congresso Nacional da Cultura Avieira


Hoje, pelas 21 horas e 30 m, no Teatro Sá da Bandeira de Santarém, exibe-se o documentário «Memórias de um Rio – Avieiros, os Nómadas do Tejo», numa realização de Francisco Manso, integrado no programa social do I Congresso Nacional da Cultura Avieira.



Nos dias 7, 8, e 9 deste mês de Maio, entre Santarém, Salvaterra de Magos e a aldeia típica de Escaroupim, decorrerá o próprio Congresso, pleno de intervenções com interesse. Lá contamos estar para falar, ouvir, conviver, conhecer e aprender. E uma «ílhava», entre os avieiros, não destoará nada, antes pelo contrário, segundo os testemunhos que nos vão chegando. Será que onde há uma bateira, houve um «ílhavo»?


Quem quiser ter um conhecimento detalhado do programa de trabalhos do congresso, poderá consultá-lo aqui.
Traremos testemunhos, se for caso disso, assim o espero!

Ílhavo, 6 de Maio de 2010

Ana Maria Lopes
-

3 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boa tarde.

Óptima notícia ver o nascimento de mais um ramo de discussão e apoio à cultura piscatória portuguesa. Que as redes sejam bem lançadas e que os homens e mulheres as saibam atar nos inevitáveis rasgões futuros.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Marieke disse...

Sempre fantástico vir aqui e ler o que escreves ..
Um abraço
Maria

Anónimo disse...

Parabens Dra Ana Maria,
Julgava que estava calada quanto ao problema dos AVIEIROS... Vi que não está e, felizmente, acho que já não estou sozinho... Quem está no grupo que quer levar os AVIEIROS a PATRIMONIO NACIONAL anda um pouco baralhado.... até já procuram origens na PRAIA DE MIRA... E estes tentam sacudir-nos das origens deles... Temos também que dar a volta à Dra Micaela Soares que diz que os varinos são Ovarenses... Almeida Garrett(coevo dos Ilhavos no Tejo) chamava VARINOS aos ILHAVOS pois eles usavam embarcações de VARAR ou com varas para lançar na água...e a varina era a mulher que vendia o peixe que calhou em cunhão ao marido para ter algum dinheiro... Vamos ver se conseguimos fazer renascer esse periodo glorioso dos ILHAVOS e entramos na historia dos Avieiros e de outras povoações do litoral pois é importante para a INDUSTRIA TURISTICA deles e nossa...

Antonio Angeja