sábado, 30 de janeiro de 2010

Modelo do Gil Eannes engrandece MMI (1ª parte)



Hoje, 30 de Janeiro, teve lugar na Biblioteca do MMI, a Assembleia Geral, anual, com eleição de novos membros, da Associação dos Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo.

Na ordem de trabalhos, destacou-se o enriquecimento do espólio do Museu, através da oferta de um modelo do navio Gil Eannes, à escala de 1/100, construído pelo Senhor José Henrique Pereira Galrinho, modelista conceituado do Museu de Marinha.

Gil Eannes, na biblioteca do MMI – 30.1.2010


Há documentação extensa sobre o Gil Eannes. Servi-me da bibliografia que conheço, mas usei, sobretudo, algum material que também me chegou às mãos, que testemunha as ligações especiais do navio a Ílhavo.

Foi a obra nº 15 dos estaleiros de Viana do Castelo, entregue em 20 de Março de 1955, ao Grémio dos Armadores de Navios da Pesca do Bacalhau.

Foi um dia altamente festivo, o dia da flutuação e da entrega do Gil Eannes – presentes, em Viana do Castelo, muitíssimos membros do Governo e autoridades civis, militares e eclesiásticas, sendo de destacar, os Ministros da Marinha e sua esposa, D. Gertrudes Thomaz, o Ministro das Corporações e Economia e a esposa do Presidente da República, D. Berta Craveiro Lopes.
Nem a chuva nem o mau tempo fizeram demover do local, engalanado com centenas de bandeiras e animado por bandas de música e ranchos folclóricos, os milhares de curiosos, entre eles, alguns ilhavenses.
Efectuou a bênção do navio o Arcebispo de Mitilene, Senhor D. Manuel Trindade Salgueiro, de Ílhavo, e lançou contra o casco da embarcação, a garrafa de champanhe, a madrinha, Senhora D. Berta Craveiro Lopes, entre aplausos entusiastas.

A bênção do Gil Eannes, em Viana


À época do bota-abaixo, era seu Comandante o também ilhavense João Pereira Ramalheira (Vitorino), que exerceu tão honroso cargo de 1945 a 1958 (inclusive), tendo feito a transição do velho navio, para o moderno.

(Cont.)

Ílhavo, 30 de Janeiro de 2010

Ana Maria Lopes
-

1 comentário:

marmol disse...

Todos os dias passo defronte deste belo navio, uma magnífica construção dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Para a época talvez a mais ousada e arrojada construção que até aí os estaleiros tivessem enfrentado, na opinião de um técnico, ainda vivo, que esteve ligado a todo o processo.
Embora com uma participação modesta, também contribuí para a recuperação deste verdadeiro embaixador de Portugal, que esteve prestes a ser desmantelado por um sucateiro de Alhos Vedros.
Fiz parte da comissão ad-hoc que angariou a verba para o resgatar da sucata.
Faz amanhã 12 anos que chegou a Viana do Castelo, regressando desse longo "degredo" a que foi votado pela CRCB.
Passados estes anos, já passaram pelo navio 500.000 visitantes e pernoitaram na Pousada da Juventude, ali instalada, cerca de 26.000.
O Gil Eannes constitui hoje uma Fundação que é auto-suficiente. Aos poucos, e graças ao Mecenato de várias empresas,vai sendo recuperado e munido de várias peças, que durante o tempo em que esteve ao abandono na doca de Alcâ ntara, foi espoliado.
A última foi a recuperação da capela do navio, que se encontra no Museu de Marinha e que um artista Vianense restaurou com fidelidade.
Está de parabéns a Dra. Ana pela referência nesta data tão significativa.

Viana do Castelo, 2010-01-30
Oliveira Martins