Ao analisar o simeter do Marintimidades, surpreendi-me com a quantidade de leitores, que procuravam, no Google, o programa relativo à festa setembrina mais afamada e popular da região lagunar: o S. Paio da Torreira, que se festeja, exactamente, no dia 8 de Setembro, este ano, terça-feira, iniciando-se já os festejos no próximo dia 4 de Setembro.
Não tencionava, por agora, incluir a festa do S. Paio, na publicidade festivaleira do meu blog, mas muitas buscas de vários interessados de diversos pontos do país e “aquele bichinho do moliceiro” que não passa… fizeram com que divulgasse o que considero os momentos mais altos do programa e desse a oportunidade aos amantes da imagem e do barco de se deleitarem com as telas conseguidas num dos melhores S. Paios da minha vida, etnográfica e fotograficamente falando, no ano de 1986.
Do programa de 2009, merecem grande destaque, sob o meu ponto de vista, os seguintes eventos:
Dia 5 – Sábado
15.30h – Corrida de Chinchorros
16.00h – Corrida de Bateiras
24.00h – Sessão de Fogo no Mar
Dia 6 – Domingo
10.00h – Concurso de Painéis de Moliceiros
16.00h – Regata de Moliceiros
Moliceiro em contra-luz
Proas em contra-luz
Lemes em contra-luz
Moliceiros em contra-luz
Dia 7 – Segunda-feira
22.00h – Concurso de Rusgas
00.00h – Sessão de Fogo da Ria
Dia 8 – Terça-feira
10.00h – Missa campal, junto à Capela de S. Paio, seguida de Procissão
16.30h – Entrega dos prémios dos Concursos
Estas imagens, para mim, de eleição, mesmo sem os artifícios do Photoshop, simulam a noite, ao meio-dia, em plena e radiosa luz do sol.
Fonte: Moliceiros – A Memória da Ria, texto de Ana Maria Lopes e imagem de Paulo Godinho. Quetzal Editores, Lisboa. 1997 (Esgotado).
Ler mais no Diário de Aveiro de 3.9.2009
Ílhavo, 1 de Setembro de 2009
Ana Maria Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário