sábado, 18 de julho de 2009

Moliceiros voltam a animar a Ria - Julho de 2009



Cerca de duas dezenas de barcos moliceiros voltaram, hoje, a colorir as águas da Ria, numa regata que é uma referência nos eventos náuticos da região. Como vem sendo hábito, surge integrada na Festa da Ria e, além da C.M. de Aveiro, contou também com o apoio da Associação dos Amigos do Barco Moliceiro.
A partida foi da Torreira e a chegada aconteceu em Aveiro, junto da antiga lota.

Não nos foi possível acompanhá-la de perto, mas, de certeza que, a quem o fez, proporcionou imagens deste tipo, recolhidas em idênticas provas, nos anos 80.

Preparação da partida

Perseguição…

Que belo efeito!…


O vencedor da regata receberá um prémio no valor de 150 euros e cada participante com barco moliceiro ganhará 300 euros.

Amanhã, no Canal Central um júri escolhido para o efeito, classificará os painéis das embarcações. Os donos das que apresentarem pinturas novas receberão 450 euros e ao vencedor do Concurso de Painéis será entregue um prémio de 200 euros.


É, na realidade, um incentivo à manutenção dos poucos barcos moliceiros que ainda existem e um estímulo à renovação anual das pinturas, como era tradição.

Ao contrário do ano passado, em que a calmaria fez com que os moliceiros fossem chegando ao Rossio pelo fim da tarde, este ano, com a nortada fresca que soprou, apesar das precauções e cuidados havidos, ainda não eram quatro horas, já os primeiros barcos tinham percorrido o trajecto habitual.

Fotografias – Cedência de Paulo Miguel Godinho

Ílhavo, 18 de Julho de 2009

Ana Maria Lopes
-

1 comentário:

J.pião disse...

boa tarde Dra ,que memórias dos moliceiros ,eu mesmo sendo cá mais do norte me lembro dos moliceiros ,dos carregamentos que faziam que pareciam botes carregados de bacalhau era o que fazia lembrar,até os anos 70 eu vi muito e apreciei ,até porque trbalhei sete anos e sempre em São Jacinto com o meu barco jaime pião primeiro e depois o barco caximar e sei que as vezes admirava os belos moliceiros com as suas caracteristicas velas e que com ventos frescos dava gosto velos navegar ,por isso parabéns Dra Ana Maria pelas memórias que são inesqueciveis e que a Senhora soube também retratar BEM HAJA DRA...Jaime Pião