segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia da Marinha em Aveiro - 2009



O Dia da Marinha, depois de ter sido comemorado, de entre outros locais, em Ílhavo, em 2003, e no Funchal, em 2008, volta a Aveiro, em 2009, após 18 anos (1991).
Poderá ser consultado o Programa, em post já editado.
Está aberta ao público, no aprazível edifício da Antiga Capitania de Aveiro, debruçado sobre a Ria, uma Exposição de Actividades da Marinha (Operacionais, científicas, culturais e simulador de navegação).
Gostei especialmente de apreciar um modelo à escala do lugre com motor Creoula, uma maquette igualmente à escala (1/25) do Farol de Aveiro, um quadro gigantesco de perto de duzentos exemplos de exímios trabalhos de marinharia, mostra das últimas publicações das Edições Culturais de Marinha, documentação antiga relativa a episódios lagunares e pesca do bacalhau e fotografias. Toda a encenação é apelativa e realçada pelos tradicionais têxteis azuis-marinhos, bordados, em arte aplicada, com âncoras, e pelos brilhantes e insinuantes latões, polidos com o maior zelo, de complexos instrumentos náuticos.

Para além desta exposição e de outra similar, nos Paços do Concelho, têm lugar actividades radicais, diversas actividades náuticas e desportivas, no Rossio, baptismos de mar, a bordo de duas lanchas, no Porto de Aveiro, Ílhavo.
Os momentos altos dos festejos ocorrem no dia 24: Cerimónia Militar, pelas 11 horas, no Cais da Fonte Nova, junto ao Centro de Congressos de Aveiro; Demonstração Naval, pelas 15 h., na Praia da Barra e Desfile Naval, pelas 15,30 h, no Canal da Barra, frente ao “nosso” Farol.

Destacam-se as presenças do Navio-escola Sagres, do submarino Barracuda e das Fragatas Bartolomeu Dias e Álvares Cabral. Lamentamos a ausência do Creoula, a que já nos habituámos.

A visita às unidades navais, disponíveis dos dias 20 a 23, no Porto de Aveiro, também constitui sempre um ponto de grande atracção. Para “aguçar o dente” para as visitas, divulgo imagens recentes das embarcações.

EMBARQUEMOS, pois, NESTE EVENTO!

NRP Sagres

Submarino Barracuda

Fragata Bartolomeu Dias


Fragata Álvares Cabral


…e outras unidades navais …

Fotografias – Gentil cedência de Luís Miguel Correia

Ílhavo, 18 de Maio de 2009

Ana Maria Lopes

1 comentário:

fangueiro.antonio disse...

Boa tarde.

Acredite pois que com todo o gosto e vontade acederia ao seu "EMBARQUEMOS, pois, NESTE EVENTO!".
Desde a Polónia, sou forçado a embarcar somente via fotos e vídeo, mas é melhor que nada.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt