terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Mário dos Santos Redondo


 --b

Mais vale tarde do que nunca. Faltavam-me elementos fotográficos, mas, neste novo ano, conseguido o principal, os outros aglutinaram-se, produzindo a biografia possível.

Lembro-me bastante bem dele, no seu sobretudo e chapéu de feltro de aba, no inverno, apesar de não ter grande convivência. Morava lá para o fim da Rua Dr. Samuel Maia, que aqui começa. E não desperdiço a possibilidade de biografar um Homem do Mar, seja qual for o escalão dele a bordo.

Neste caso, recordo-o, sobretudo, como capitão-pescador de “arrastões” de pesca lateral.

Mário dos Santos Redondo, filho de António dos Santos Redondo e de Rosa do Véu Redondo, nasceu em São Salvador, Ílhavo, em 10 de Setembro de 1904 e, por aqui, foi criado.

Casou com Rosa Borges de Almeida Borrelho, em 23 de Dezembro de 1931, de cuja união, nasceram António Fernando de Almeida Redondo e Rosa Maria de Almeida Redondo Silva.

Era possuidor da cédula marítima nº 16.574, passada pela Capitania do porto de Aveiro, em 2 de Janeiro de 1934. Nestes anos de crise, deslocou-se para o Brasil, para a marinha de comércio.

Desde que há dados concretos fornecidos pelas fichas do Grémio, nas campanhas de 1936 a 1939 (inclusive), exerceu o cargo de piloto, no lugre com motor “Milena”.

 -

À direita, o piloto Mário Redondo, no "Milena, em 1936
-

Em 1941, fez a viagem inaugural do arrastão “Álvaro Martins Homem”, pertencente à Sociedade Nacional de Armadores de Bacalhau (SNAB), como imediato, onde se manteve até 1944. Na segunda viagem de 1945, passou a comandar o navio, incluindo as duas campanhas de 1949 (inclusive).

- 

Arrastão “Álvaro Martins Homem”
- 

Na safra de 1950, estreou o “Estêvão Gomes”, que comandou até 1959, num total de 13 viagens.

-

No “Estêvão Gomes”, à direita, em 1952
-

Nas safras de 1960 e 61, o capitão Mário Redondo passou para o arrastão “João Álvares Fagundes”, também da SNAB, com o seu filho António Fernando, como piloto.

-

Arrastão “João Álvares Fagundes”
- 

E assim deixou a sua carreira de mar, tendo-lhe ainda sobrado  uns aninhos para saborear a merecida aposentação, junto dos seus pares, em encontros, conversas e idas a Évora, visitar D. Manuel Trindade Salgueiro.

“Partiu” para uma viagem sem retorno em 27 de Janeiro de 1986, com 81 anos de idade.

-

Ílhavo, 5 de Janeiro de 2021

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: