domingo, 29 de janeiro de 2017

Não nevou em Ílhavo. Só há trinta anos...

-
Fez este Janeiro precisamente trinta anos que nevou em Ílhavo.
O tema não é bem o habitual no Marintimidades, mas anda lá por perto. Prometeram, prometeram, prometeram muito frio mas, neve, nada… Bem tive a máquina de atalaia…
Há quem nunca tenha visto o mar e fique horas a olhá-lo, pela primeira vez, na ânsia de transpor o horizonte. Nós, que temos a benesse de usufruirmos das dádivas do litoral, pelo contrário, não podemos apreciar, com frequência, o espectáculo da neve a cair e a matizar de branco montes, vales, bosques, animais, praças e pessoas.
Às vezes, parece que tenho uma atracção por datas e  sem grande esforço, recordo factos com facilidade, não me deixando o meu arquivo fotográfico, normalmente,   ficar mal. Procurei e, rapidamente, encontrei as imagens catalogadas de Neve em Ílhavo – 14.1.1987 – os tais 30 anos.
Pretendo fazer com que os ílhavos recordem este dia, pois não podemos ficar indiferentes ao temporal, frio e neve, que têm assolado, sobretudo, a Europa.
Apesar do frio e chuva que temos suportado, não deixemos de abençoar o cantinho da Europa, à beira-mar plantado, em que vivemos… Vamos lá ver o que meteorologia nos augura...
Como há 30 anos, a minha agilidade para trepar aos telhados, em busca de imagens diferentes, era mais que outra, consegui alguns «clichés» de Ílhavo, menos vulgares. Agora, tenho de usar os mesmos, para quem não viu, e, sobretudo, porque não nevou em Ílhavo. Ei-los:
-
Telhados da Rua Ferreira Gordo

Telhados ao longo da Rua João de Deus

As torres da nossa Igreja, à sua altura…

Leves flocos salpicam a Praça da República
-
Imagens – Arquivo pessoal da autora
-
Ílhavo, 29 de Janeiro de 2017
-
Ana Maria Lopes
-

Sem comentários: