domingo, 24 de janeiro de 2016

XVII Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau

-
Foi uma distinção ter sido entronizada «confrade de honra», no XVII Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau. E, logo, a primeira mulher!…
Andámos ao serviço do bacalhau das 9 da matina até às 5 da tarde. Cansativo, mas agradável, entre convívio e aprendizagem.
Pelas 10 h, os confrades representantes das diversas confrarias visitantes vinham chegando ao Museu, onde eram recebidos por uma lauta mesa de iguarias copiosas e regionais – 1ª sessão de prova de vitualhas.
Depois de um primeiro encontro, todos se dirigiram ao auditório que fulgurava na policromia intensa dos trajes diversos, e se tornou pequeno para os ocupantes.
Após uma castiça apresentação da Terra da Lâmpada pelo Grão-Mestre João da Madalena, e outros discursos de circunstância, foram trocadas lembranças.
Patanisca de honra – segundo momento degustativo – regada por fresquinho espumante.
A entronização dos novos confrades de honra e efectivos, a bordo do iate Faina Maior, tem o seu ritual a respeitar, traduzido na prova de lasquinhas de bacalhau salgado, broa e vinho tinto e na opinião sobre o sabor dos petiscos.
O Grão-Mestre com o garfo (de garfar o bacalhau do bote para o lugre), entroniza o novo confrade, perante um padrinho que lhe coloca o pendão ao pescoço, fazendo-lhe ver que está a assumir um compromisso na defesa do património gastronómico e cultural do fiel amigo e a sua ligação às terras de Ílhavo.
-
Viva o bacalhau!...E brinda-se, a bordo do Faina Maior, com vinho tinto.
Em visita ao Aquário, o confrade João Mário, interpretou um fado de sua autoria, com acompanhamento à viola, num tributo à sofrida vida no mar das gentes de Ílhavo.
Depois de um desfile a pé, com fotografia de grupo na escadaria da Junta de Freguesia, lá nos instalámos no salão do Hotel sobre a piscina, onde degustámos, aos poucos, os pitéus mais apreciados da variada ementa:
-
Entradas
Carinhas fritas
Pataniscas de Bacalhau
Ovas de Bacalhau
Bolos de Bacalhau
Punheta de Bacalhau
Prova de azeites
Pratos
Chora
Açorda de línguas
Feijoada de samos
Bacalhau à Confraria
Doces regionais
Bolo de aniversário
Fruta
Os novos confrades foram mimoseados com títulos honoríficos apropriados à cerimónia.

Reportagem fotográfica
Aspecto da assistência, no auditório
Pormenor da assistência
Entronização. 1
Entronização. 2
Os novos confrades, a bordo
Entrega dos títulos honoríficos
-
Gentil cedência das imagens de Carlos Duarte e Marina Pequeno
-
Ílhavo, 24 de Janeiro de 2016
-
Ana Maria Lopes
-

4 comentários:

riadomar disse...

Muitos parabéns!

Anónimo disse...

Deixem-me que lhes diga, mas a Confraria Gastronómica do Bacalhau, sem a agora «confrade de honra» Drª Ana Maria Lopes, que tanto tem dado à causa do «fiel amigo», por certo continuaria enferma.
Obviamente, creio que outras personalidades haverá, igualmente merecedoras de tão honroso convite.
Parabéns à novel confrade.

Al bino Gomes

ps: «carinhas fritas», serão mesmo pequenas caras de bacalhau, ou fracções?

Etelvina Almedia disse...

A uma "grande" mulher de Ílhavo, que "cousas" transporta consigo sobre o Mar e a Faina, uma merecida homenagem, a de Confrade de Honra.
Segundo apurei, no artigo do DA de 24-01-2015, "foi preciso esperar 17 anos para ver a primeira mulher se entronizada Confrade de Honra".
Muitos parabéns Drº Ana Maria Lopes.

Etelvina Almeida

Ana Maria Lopes disse...

Caros Amigos:

Obrigada a todos. Abraço.