sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Os Vougas - influência na paisagem lagunar

-

O lazer na ria - 1

-
Foi uma Jornada de amigos, no Ciemar, mais ou menos de pessoas, que, de uma maneira ou de outra amaram e amam a paisagem lagunar e a integração nela, através das ditas embarcações tradicionais e de recreio, neste caso, dos «Vougas».
----------------------------------------------
À guisa de intróito
Não seria a pessoa talvez mais indicada para a participação nestas Jornadas, sobretudo por ser mulher e não ter um conhecimento técnico dos Vougas. Certamente, o meu Avô, Capitão Pisco (n. em 1885) não teria mandado fazer uma bateira caçadeira de recreio, integrada no recheio deste museu, que teve o nome de NENÉ, antes de eu nascer e de NAMY, após a minha vinda ao mundo. Pouco faltou para ter sido numa bateira.
Se tivesse sido uma geração de rapazes, estou por certa que teria mandado fazer um Vouga e, então, a «coisa» tinha piado mais fino. E tê-lo-ia mandado construir ao Sr. António Gordinho (n. em 1894), quase vizinho em palheiros na Marginal da Costa Nova, com quem se dava bastante.
Não tanto com o hábil carpinteiro naval (autodidacta,) mas mais com o carpinteiro geral, a quem entregou a construção das suas duas moradias na Costa Nova, nos trabalhos de carpintaria, pelas décadas de 40/50. Todos os sábados lá ia eu com o meu Avô fazer os pagamentos à obra, tendo tido oportunidade de ter ouvido conversas entre ambos. No final, ganhava uma caravelinha – assim lhe chamava eu – pela ajuda que dava e pela companhia que fazia.
-
Com os ditos palheiros tão próximos, frequentava assiduamente o palheiro do Sr. Gordinho e da Sra. Etelvina, riscado de verde e branco amarelado, entre a ainda hoje Vivenda Quinhas e o Hotel Beira-Ria (enquanto durou). A filha Fernanda, à época, modista, chegou a fazer-me alguns trapinhos de domingo, que, toda vaidosa, lá costumava ir provar.
-------------------------
Parte-se de um pressuposto, pelo que sabemos, que o Vouga é um barco de recreio aparecido na Costa Nova, a que se dava, genericamente, o nome de «bote», pelos anos vinte do século anterior, pelas mãos deste hábil Mestre Gordinho, ou da sua lavra, ou com algumas influências sofridas pelas Américas, por onde também andou.
O ofício de carpinteiro foi herdado de seu pai, morador um pouco mais a sul, na Costa Nova e aplicado, sobretudo, na construção e reparação dos característicos palheiros. Contudo, quer pai quer filho lançavam-se em alguns projectos ocasionais de construção de barcos. Talvez a construção assídua de barcos, relativamente a mestre Gordinho só tenha acontecido depois da estadia que fizera nos Estados Unidos da América (Gloucester). Será que as linhas das escunas americanas o terão influenciado? Ou as de algum centerboard também americano? O seu filho, aqui presente, saberá muito mais, certamente, do que eu.
Num panfleto original de uma Grandiosa Regata de Vela e Remos, em 28 de Setembro de 1913, alude-se, exactamente à participação de um center-board, à vela, que teve de dar duas voltas ao triângulo de bóias. Nota curiosa…
Quais as principais características do dito «bote», mais tarde, apelidado de «Vouga»?
Muito genericamente, era um barco à vela, de casco redondo, de madeira, com quilha e patilhão móvel, de cavername inteiriço, com as seguintes dimensões: comprimento, cerca de 6 m, boca, 1,75 m e pontal, 0, 45 m. (mínimo), destinado a passeios familiares e não só. Mestre Gordinho, pelo que tenho ouvido, não fazia dois botes iguais, ou a pedido do proprietário, ou porque a garagem ou espaço onde o construía o limitava, ou porque ele próprio gostaria de variar.
-
A odisseia lagunar dos botes do Mestre Gordinho
A marginal lagunar no coração da praia – Anos 20 e … tal.
-
Em princípio, até cerca dos anos 40, o bote armava uma vela quadrangular, com carangueja. Mais tarde, a vela maior era do tipo latino, triangular, com mastro bem alto e retranca e, a vante, armava um triângulo ou estai. E, curioso, que as velas, de pano-cru, de teadas atravessadas, também eram feitas com a colaboração do Mestre e da sua mulher, Senhora Etelvina.
-
Reforçando a ideia de que o Vouga se adapta admiravelmente às condições lagunares, cito SF, no seu livro Costa Nova do Prado – 200 anos de História e Tradição, 2009, p. 133 - O «Vouga» foi uma embarcação de recreio que apareceu na Costa Nova, com um desenho e características muito bem recriadas para o passeio de grupos, na ria. Calando muito pouca água, ajustando o calado móvel à profundidade encontrada (patilhão móvel), é capaz de transportar até 6/8 tripulantes. Sendo um barco muito rápido, está muito bem adaptado aos ventos locais, e à navegação interior em águas, por vezes, agitadas por ventos fortes habituais, do quadrante norte.
Posta de época. Final de anos 20
Muitas destas embarcações fizeram parte das vivências e memórias das famílias ligadas à história da estação balnear da Costa Nova, tendo a sua grande maioria o nome da mulher, da filha, da mãe do proprietário. Recordemos o Zinda (ainda a navegar) – tinha 8 anos o Capitão Aníbal Paião, quando o pai, Capitão Adolfo Paião, o mandou construir –, o Laide, o Rosinha, o Zália, o Irene e outros mais. Ainda hoje, é habitual a adopção de nomes femininos – Ana Maria, Beatriz, Raquel, etc.
 
A Costa Nova no seu melhor. Início dos anos 50
 -
(Cont).
-
Imagens – Postais de época e foto gentilmente cedida por Rosário Vieira.
-
Ílhavo, 20 de Novembro de 2015
-
Ana Maria Lopes
-

1 comentário:

Tiago Neves disse...

Foi com enorme prazer que pude assistir a este evento. Sou um apaixonado dos Vougas, sendo que para mim, foi uma espécie de formação na sua história e influência na vida de muitas pessoas.

Esperemos que continuem a navegar nas nossas belas águas!

Um abraço,
Tiago Neves.
www.roda-do-leme.com