quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Concurso de Modelismo Náutico MMI 2015

-
Lançado em Janeiro deste ano, o 3.º Concurso de Modelismo Náutico termina com a exposição dos cinco modelos apresentados. A entrega do prémio e de duas menções honrosas a três excelentes obras apresentadas a concurso será no dia 14 de Novembro, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar. A obra vencedora, um modelo do Arrastão «Águas Santas», de autoria de João Nunes, fará parte da colecção do Museu Marítimo de Ílhavo.
De periodicidade bienal, o Concurso de Modelismo Náutico MMI tem como objectivo promover a cultura náutica como forma de expansão da Cultura Marítima, em geral, e a consolidação do projecto sociocultural do Museu Marítimo, em especial. Como entidade promotora, a Câmara Municipal de Ílhavo atribui, através da decisão do júri constituído para o efeito, o Prémio de Modelismo MMI no valor de 3.500,00 euros, ficando a obra premiada a constituir propriedade da Câmara Municipal de Ílhavo e integrada no espólio do Museu Marítimo.
Obras a concurso:
Arrastão Águas Santas da autoria de João Nunes – 1º prémio
Arrastão Santa Joana da autoria de Paulo Agra – Menção Honrosa
Arrastão Inácio Cunha da autoria de João Nunes – Menção Honrosa
Arrastão Elisabeth da autoria de António Maia
Arrastão Adélia Maria da autoria de Albino Ribau
-
Os bonitos e minuciosos modelos encontram-se expostos no átrio do Museu, para ver e apreciar.
-
Já que me mimosearam, há uns dias, com um conjunto de imagens dos anos setenta dos arrastões, que, nessa altura, estavam no Cais dos Bacalhoeiros da Gafanha da Nazaré, aproveito para exibir as dos arrastões premiados, já que, ao vivo e a cores, na sua praça, e tão bem conservadas, nem sempre são fáceis de «pescar». 

Águas Santas. 1974

Santa Joana.1976

Inácio Cunha. 1975

Além do mais, os arrastões estão fundeados no seu próprio habitat, a ria de Aveiro, com tudo a que tinha direito, à época – muitos arrastões, alguns mercantéis bem tradicionais, bem pesados (de bacalhau ou de roupas dos tripulantes?) e montes de sal até onde a vista alcança.
-
Fonte – MMI
-
Imagens – Gentil oferta do Comandante António Bento
-
Ílhavo, 11 de Novembro de 2015
-
Ana Maria Lopes
-

Sem comentários: