segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

«O Museu de Marinha Faz 150 Anos»

-
Sem dúvida, uma tarde de sábado diferente, um pouco ventosa, mas ensolarada a lembrar a primavera! Com mais afazeres pela zona da capital, por lá passámos o fim-de-semana, entre Belém e o Estoril.
Não pudemos faltar ao convite «O Museu de Marinha Faz Anos». Em que consistiu o evento? Passamos a explicar:
Já por si, o local em que decorreu tem beleza, dimensão e sortilégio – em plena Praça do Império, frente ao Tejo, junto ao Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, o Pavilhão das Galeotas foi o palco da cerimónia.
Numa acção conjunta, nobre e pedagógica, actuou a Banda da Armada, em concerto, sendo cerca de metade da sua brilhante actuação participada por um grupo de alunos do Colégio do Bom Sucesso, de Belém.
 
Alunos do Colégio

O Pavilhão, cujo ambiente respirava nobreza e grandiosidade, no cruzamento de embarcações tradicionais e reais, além do avião SANTA CRVZ, em que Gago Coutinho e Sacadura Cabral concluíram a primeira travessia aérea para o Brasil, em 1922, viu-se enaltecido pela pujança da Banda da Armada com o azul e ouro característicos das fardas dos músicos e o brilho metálico dos instrumentos da praxe.

 
Aspecto parcial

O ambiente e a pujança dos acordes musicais bem «arrancados» quase levavam à comoção.
 
Outro aspecto parcial

Em contraste,… a simplicidade e a candura dos alunos/as do 6º Ano do Colégio do Bom Sucesso, que puseram à prova o seu domínio da flauta de Bisel.

 
Saudação do Director do Museu

Após as Boas Vindas do Director do Museu, Sr. Almirante Bossa Dionísio e da apresentação do projecto «O Museu de Marinha Faz Anos», pela Dra. Olímpia Pinto, responsável pelo serviço educativo, a Banda interpretou, num repertório alegre, lindamente executado e muito bem adaptado ao público auditor, bandas sonoras de filmes Disney, com arranjos diversos (Disney Fantasy, Cartoon Simphony e Rei Leão).
 
 
Entre embarcações reais…

 
Na segunda parte da actuação, os alunos do 6º ano do referido colégio distinguiram-se numa coreografia criativa, relativa à energia e predicados das ondas do mar, com recurso a tiras de tule azul/marinho e a naïfs barcos de papel, infantis, que ainda todos gostamos de recriar.
 
Coreografia original

O espírito heróico e patriótico de que andamos tão carentes foi reforçado pelas interpretações de Vida de Marinheiro de João Aguardela, pelo Hino do Colégio e pela Marcha dos Marinheiros. O Hino Nacional, símbolo de uma união que anda muito arredia, terminou a sessão, perante uma assistência entusiasta, que ovacionou, de pé e com fervor, os actuantes.
Com uma troca de impressões finais entre conhecidos e amigos, de saída, o nosso olhar deliciava-se, gulosamente, nas embarcações tradicionais e reais, com vontade de as reter.


O barco carocho do rio Minho…

 
Que os outros eventos que o Museu de Marinha leva a cabo nos seus 150 anos (1863-2013, em Belém, desde 1962) corram tão bem como este, é o mínimo que podemos desejar.

 
Ministra do Mar aprecia o espectáculo
 
É de lamentar que a comunicação social não divulgue eventos deste género, em detrimento de outros, nada formativos, com que nos brinda todas as noites.
 
Fotografias – Autora do Blogue

 
Ílhavo, 4 de Fevereiro de 2013

 
Ana Maria Lopes
-

6 comentários:

Anónimo disse...

No ar sorridente da Ministra do Mar (última foto...)a espera do 4ºfilho,trineto da amiga da sua Avó,homónima no "petit nom",Micas,e de casas relativamente próximas,em Ílhavo...E que lá andou,de traineira,no Dia da inauguração do aquário dos bacalhaus,a apanhar o iodo da Ria na zona da ex-ponte da Cambeia,actual Porto de pesca costeira...Cumprimentos,"kyaskyas"

Ana Maria Lopes disse...

Caro conterrâneo:

Pela noite dentro, apanha tudo. Post fresquinho, acabado de editar.
É curioso o que me diz.Pois, não sabia...os parentescos.
Sempre em cima do acontecimento.
Obrigada, boa noite.

Etelvina Almeida disse...

Parabéns ao Museu, pelos seus 150º aniversário.

Excelente reportagem do evento: com tanto pormenor descrito de forma tão entusiasta, nos transporta emotivamente para o momento.
Obrigada Drª Ana Maria pelo que nos descreve, tanto em imagem como em palavras. Obrigada.

Sem dúvida, que estes eventos mereciam ser amplamente divulgados.
Por mim, partilharei este post com muito prazer.
Abraço,

Etelvina Almeida

Ana Maria Lopes disse...

Obrigada, Etel. Beijinho.

Fernando Martins disse...

É sempre muito bom aprender com o que escreve. Parabéns...

Fernando Martins

Ana Maria Lopes disse...

Obrigada, caro Professor. Não será tanto assim. Cumprimentos