terça-feira, 4 de setembro de 2012

A réplica da bandeira da AOMMI saiu à rua - Procissão do Senhor Jesus dos Navegantes

-
Apontamento…para a posteridade

A perfeita réplica da bandeira da Associação dos Oficiais da Marinha Mercante, que a AMI mandara executar no Porto, pelo danificado estado da peça original, de 1926, viu a sua estreia na nobre procissão do Senhor Jesus dos Navegantes, que teve lugar em Ílhavo, no passado dia 2, primeiro domingo de Setembro.
-
Como não estivemos presentes, agradecemos as informações que nos deu o Amigo João Reinaldo. Neste primeiro desfile da nova bandeira, o JR fez questão de ser ele o seu portador.



 

A classe marítima presente, que também já não tem o peso que tinha, em Ílhavo, foi representada por João Reinaldo Cruz, José Augusto Senos, João José Menício, Júlio Martins, Júlio Bela, Israel Padinha, além de João António Machado, que representava a irmandade e António Manuel Silva, em representação da Junta de Freguesia.
 
-
O porta-estandarte da bandeira da Associação dos Marinheiros, também réplica da primitiva de 1926, pelos mesmos motivos, foi José Bóia, auxiliado por outro marinheiro.
 
 

 
 
O marinheiro de Ílhavo, José da Madalena, teve a gentileza de, graciosamente, ter recuperado e envernizado o pau da bandeira, um pouco já deteriorado de aspecto. Os nossos agradecimentos.

 
-
O restauro demorado das três bandeiras originais, quer da Bandeira da Classe Marítima Ilhavense, ainda do tempo da monarquia, executada em fins do século XIX, provavelmente, mandada bordar, aquando da criação do Grémio Marítimo Ilhavense, em 19 de Março de 1899, quer das duas aqui referidas, a da AOMM de 1926 e a da Associação dos Marinheiros, bordada em 1926, pelas hábeis mãos de Leonilde da Velha, a cargo da AMI, está entregue à qualidade do trabalho de uma Técnica Superior de Conservação e Restauro do Instituto José de Figueiredo, em Lisboa.

-
Fotografias – Gentilmente cedidas pelo Amigo João Reinaldo
-
Ílhavo, 4 de Setembro de 2012
-
Ana Maria Lopes
-

Sem comentários: