terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Nos Porões da Memória II


É com alguma expectativa e ansiedade que aguardo a abertura da exposição de fotografia Nos Porões da Memória II, que estará patente ao público no MMI, a partir do próximo dia 31 de Janeiro, pelas 17 horas.

Será composta por fotografias de grande qualidade de dois autores, ambos estrangeiros, exímios na arte de captação de imagens.

Com elas convivi em momentos distintos da minha vida, aquando da montagem da exposição Faina Maior, em Novembro de 1992 e da composição do livro de Francisco Marques e Ana Maria Lopes, Faina Maior – a Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova, Edições Quetzal, em 1996 (esgotado), visto que se ilustrou com variadíssimas imagens destas, que chegaram generosamente até nós, pelas mãos dos Capitães amigos A. Marques da Silva e Vitorino Ramalheira. Ver mais aqui.

Friedrich Baier, engenheiro e arquitecto naval, embarcou nos lugres Gazela Primeiro e Creoula, para captar imagens de velame notáveis, bem como outras de um quotidiano forte e patético, mantendo, até hoje, saudáveis laços de amizade com o capitão, à época, A. Marques da Silva.

Hector Lemieux teve o condão de nos dar a conhecer o quotidiano da vida de bordo no Santa Maria Manuela, na campanha de 1966, no tocante documentário, de cerca de 15 minutos, a cores, “The White Ship”, além de óptimas fotografias, em todo o fulgor do contraste a preto e branco.

Todo este material, o Museu Marítimo de Ílhavo terá em exposição até 30 de Abril de 2009. Não deixem, pois, de visitar.
À laia de motivação para ver esta mostra, saboreiem alguns bons exemplos do que acabei de expressar.

F. Baier



F. Baier

O velame prepara-se para o vento

F. Baier
Subindo ao mastro

H. Lemieux – 1966
Enchem-se os quetes de bacalhau


H. Lemieux – 1966
O mar sempre presente



Fotografias amavelmente cedidas pelos Capitães Marques da Silva e Vitorino Ramalheira.

Ílhavo, 27 de Janeiro de 2009

Ana Maria Lopes


3 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Bom dia.

Uma pequena correcção ao filme de Hector Lemieux sobre a campanha de 1966 no "Santa Maria Manuela", pois a duração do filme é de 14:59.
Tive a sorte de o comprar via internet há mais de um ano numa pequenina loja de St. John´s. Esperei 7 semanas por ele. Recentemente descobri partes desse filme não incluidas no DVD, em Lisboa, Nazaré e Póvoa de Varzim, bem como dentro do navio em viagem.
Relíquias.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

garina do mar disse...

belíssimas fotos!!

RS disse...

Boa noite. Sou o Rui Salvador, Sargento de Marinha e tomei a liberdade de adicionar o seu excelente blogue ao meu: NÁUTICO em http://salvador-nautico.blogspot.com/
Atentamente,
Rui Salvador