domingo, 4 de maio de 2008

A Pesca do Bacalhau em Selos

Tive no sábado, dia 3, o prazer de visitar a Mostra Filatélica do Mar que está patente ao público na Galeria da Antiga Capitania do Porto de Aveiro, até ao próximo dia 7. Pena é que não seja por mais tempo!
Foi uma incursão no mundo da Filatelia, de que já fui muito próxima e de que me encontro há muito afastada. Mas, o “bichinho” fica sempre. Deu-me vontade de aproveitar o lançamento do carimbo comemorativo dos 200 Anos da Abertura da Barra – Aveiro – 1808-2008 para recriar uma peça filatélica curiosa.
Optei por uma espécie de postal máximo, em que os motivos do selo, do próprio postal e do carimbo têm afinidade.



Peça filatélica recriada



Dentre os dez expositores presentes, saliento a colecção (em classe aberta) – A Faina Maior, pertencente a Manuel João Senos Matias, de Ílhavo. O material utilizado ao longo das oitenta folhas, 5 quadros, é atraente e o tema é-me particularmente grato.
Inovações nos regulamentos filatélicos recentes permitem que as exposições temáticas utilizem 40 % de material não filatélico: excertos de livros, fotografias, postais ilustrados, documentos de bordo, etc.


“A Colecção Faina Maior apresenta o bacalhau, importância e industrialização, a demanda dos Mares do noroeste e suas populações nativas, a colonização da Terra Nova, os Portugueses e a pesca do bacalhau, o declínio, a aquacultura e a memória”, in Catálogo.
Sobressaem na colecção as várias peças filatélicas com base na bela série de selos Faina MaiorPesca do Bacalhau emitida em 24 de Junho de 2000, pelos CTT, com dois carimbos alusivos, Ílhavo e Gafanha da Nazaré, por proposta do Museu Marítimo de Ílhavo, coadjuvada pela Secção Filatélica e Numismática do Clube dos Galitos.




Sobrescrito de 1º dia




Postal, selo e carimbo alusivos à pesca do bacalhau à linha (Edição dos Amigos do Museu)


Bloco com os 6 selos da emissão



Com direito a um visita individual guiada pelo Manuel João, meu antigo aluno de Francês no então Liceu Nacional de Aveiro, saboreei a tarde com agrado, também pelo convívio com “amigos filatelistas” de há longa data.
Continua, pois, Manuel João, a melhorar sempre a tua colecção!
De parabéns está a Secção Filatélica e Numismática do Clube dos Galitos, pela boa organização da exposição.
Igualmente agradáveis as palestras proferidas, já anunciadas, há dias, neste blog. Felicitações, pois, aos palestrantes.

Ílhavo, 4 de Maio de 2008

Ana Maria Lopes