sábado, 14 de janeiro de 2023

Nevou em Ílhavo, há 36 anos...

 -

Faz, precisamente neste dia catorze de Janeiro, trinta e seis anos que nevou em Ílhavo.

O tema não é bem o habitual do Marintimidades, mas anda lá por perto – água em estado sólido.

Há quem nunca tenha visto o mar e fique horas a olhá-lo, pela primeira vez, na ânsia de transpor o horizonte. Nós, que temos a benesse de usufruirmos das dádivas do litoral, pelo contrário, não podemos apreciar, com frequência, o espectáculo da neve a cair e a matizar de branco, montes, vales, bosques, animais, praças e pessoas.

Com uma atracção por datas, o meu arquivo fotográfico não me deixou ficar mal. Procurei e, rapidamente, encontrei as imagens catalogadas de Neve em Ílhavo – 14.1.1987 – os tais 36 anos.

Pretendo fazer com que os ílhavos recordem este dia, pois não podemos ficar indiferentes ao temporal, frio, neve, e inundações, que têm assolado alguns países, inclusivamente o nosso, com cheias e inundações de que não me lembro ver.

Como há 36 anos, a minha agilidade para trepar aos telhados, em busca de imagens diferentes, era mais que agora, consegui alguns “clichés” de Ílhavo, menos vulgares. Ei-los, para quem não viu ou nem sequer era nascido. Onde estava nessa altura? Deu conta?

-

Telhados da Rua João de Deus
-

Telhados ao longo da Rua Ferreira Gordo
-

As torres da nossa Igreja, ao longe…
-

Flocos salpicam a Praça da República
- 

Ílhavo, 14 de Janeiro de 2023

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: