quinta-feira, 21 de abril de 2022

Duas velinhas (14) para o "Marintimidades"

 -

Colecção Capitão Marques da Silva

-

catorze anos, por vintes de Abril de 2008, andava em ensaios para criar um blogue, exactamente, quando estava em exposição no Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), a “Colecção Capitão Marques da Silva, na Sala de Exposições Temporárias. Mesmo depois do prazo de encerramento, seria integrada, pelo menos o seu núcleo principal, na Sala dos Mares do referido Museu.

O protocolo do depósito desta colecção foi assinado, a 5 desse mês de Abril, bem como lançado um pormenorizado Catálogo da mesma. Dele direi apenas que, quem o adquirir, levará a exposição para casa, pois é ilustrado por 30 boas fotografias de Carlos Pelicas das 30 peças expostas, com os respectivos inventários.

-

 
Capa do Catálogo
-

Para mim, foi muito gratificante trabalhar com Marques da Silva, consolidando uma amizade já com alguns anos, aquando do seu empréstimo ao museu de algumas peças que figuraram na 1ª exposição Faina Maior, em 1992. Não há palavras que qualifiquem as suas mãos nem a sua paciência, que fazem dele um modelista pedagógico de primeira água. Só mesmo as peças falam por si.

-

Modelo do lugre-motor Creoula
- 

Curioso o facto de termos em comum um gosto forte pela Grande Faina e, também, pelas embarcações tradicionais portuguesas.

Louvável, a todos os níveis, o seu acto de depósito da maravilhosa Colecção, dando possibilidade a todos os visitantes do Museu de a observarem de perto.

-

O autor e o barco moliceiro
- 

E assim foi criado o Marintimidades, que ora festeja 14 anos, juntando-lhe mais uma velinha, para falar das coisas do mar, da ria, de embarcações, de artes, de museologia marítima e de eventos que surjam dentro desta área, publicitando-os, e sobre eles detendo um olhar…

Uma recordação desse dia… e nestes catorze anos, muita água passou por baixo das pontes…

-

Uma recordação desse dia...
-

A “Colecção Capitão Marques da Silva” foi-se enriquecendo com o depósito de outros documentos, bem como de outas maquetas de embarcações tradicionais de outras regiões e de sete modelos de Navios dos Descobrimentos – barca de vela e remo, barinel, caravela pescareza, caravela de dois mastros, caravela de três mastros, caravela redonda e nau “S. Gabriel”, que deram origem ao livro com o mesmo nome, editado pelos AMI.

 -

"Os Navios dos Descobrimentos- Memórias e Modelos"
- 

Ílhavo, 21 de Abril de 2022

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: