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Num
belo dia de pesquisas em Testa & Cunhas, já há uns bons anos, veio-me à
mão, por lá, nem sei muito bem porquê, a sugestiva imagem, identificada, do
lugre “Altair”. O “Altair”? Gostei do navio e da expressividade
do nome – “Altair”, de origem árabe, significa "Águia voando" e
é a estrela mais brilhante da constelação Áquila. Poucos dados…Há pouco tempo, veio outra parar-me às mãos.
Percorridos
os caminhos tortuosos habituais da pesquisa, opiniões encadeadas, monta-se mais
uma vez um “puzzle”, que poderá ter alguma delicadeza, mas que creio que tem
uma forte e segura dose de viabilidade.
Lugre
de madeira de três mastros, foi construído por Manuel Maria Bolais Mónica, em
1918, na Gafanha da Nazaré, para a Companhia Aveirense de Navegação e Pesca. O
seu lançamento à água foi em 25 de Março de 1918.
Nas
campanhas de 1918 e 1919, foi seu capitão Fernando Domingues Magano e na de
1920, o Sr. Fernando Mathias.
Vendido
à Companhia Portuguesa de Pesca do Bacalhau, em 1921, continua com o registo em
Aveiro, mas altera o nome para “Vega”, outra brilhante estrela, sendo
capitão das campanhas de 1921, 1922 e 1923, Júlio António Lebre.
Após
a safra de 1924, é vendido à Sociedade Continental de Pesca, de Lisboa,
alterando o registo para Lisboa, mas mantendo o nome de “Vega”.
As
características não deviam diferir muito das que apresentava enquanto “Vega”: comprimento entre perpendiculares
Foi capitão na safra de 1925 José André Senos (o Argau).
Também
tinha gosto em editar esta imagem que me chegou às mãos, por via paterna, claramente
anotada – “Vaz” – e tem razão de ser.
A fonte por onde normalmente começo é o Catálogo de “A Frota Bacalhoeira”, que explicita: - “Vaz”, lugre de madeira, ex-Vega, construído em 1918, por Manuel Maria Bolais Mónica, na Gafanha da Nazaré.
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Fechou-se o circuito: só podia ter sido o “Altair”, depois “Vega”, para acabar em “Vaz”.
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Há
umas ligeiríssimas diferenças na tonelagem e no comprimento, que provarão que o
navio foi reconstruído, com o seu regresso à praça de Aveiro.
O “Vaz”, pertença de um primeiro armador, José Cândido Vaz, nos anos de
1928 e 1929, passou para a propriedade de Brites, Vaz e Irmãos, Lda., em 1930.
Foi
seu capitão, nas campanhas de 1936 e 37, João dos Santos Redondo, segundo confirmação da respectiva
ficha do Grémio. Nos anos de 1938 a 40, João Fernandes Parracho, de alcunha o Vitorino foi capitão, já que o navio naufragou, com água aberta, nos bancos da Terra
Nova a 31 de Agosto de 1940, não havendo conhecimento de vítimas.
Na
última imagem, para os leitores mais observadores, é curiosa a ausência de
estrada, que mais parece um estaleiro, e muito menos de avenida e de cais,
junto à ria (anos 30).
Sobressai, em baixo, à esquerda, a ré de um mercantel, com o seu pujante leme. Vão-se os tempos, mudam-se os costumes, é caso para evocar!
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Posteriormente, existiu outro navio de nome “Vaz”, já navio-motor, de aço, construído na Holanda em 1948, para a mesma empresa. Inicia a faina da pesca em 1949, efectua a última campanha em 1969, sendo, então, adquirido pela Empresa de Pesca Oceano, Lda.
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Ílhavo,
30 de Março de 2021
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Ana Maria Lopes
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