quinta-feira, 23 de junho de 2016

Homens do Mar - João Fernandes Matias - 11

-
 
Continuando pelas vizinhanças, lembrei-me de trazer a lume o Capitão João Matias, mais conhecido por João da Lúcia ou João da Madrinha, de quem bem me lembro. Tendo morado numa bonita casa, o nº 24 da minha rua, Rua Ferreira Gordo, passava frequentemente à minha casa. Tendo, noutro dia, de ir falar com o João Sílvio e com a Cilinha, seus filhos, já com uns aninhos, de que me lembrei?
De perguntar se tinham fotografias do Pai, sobretudo a bordo. A Cilinha foi-me buscar um álbum, que tinha de tudo, mas lá encontrei o Capitão João Matias, a bordo, em vários navios e situações identitárias. Voltei radiante… Mais trabalho, mas que valeria a pena.
Nascido em 16 de Abril de 1903, faleceu a 27 de Fevereiro de 1992, num acidente fatal ao atravessar a 109, com 88 anos. Terá zarpado para o mar desde cedo, como todos os seus contemporâneos, levado por familiar ou amigo, tendo obtido a cédula marítima em 23.7.1918, passada pela capitania de Aveiro.
-
Começou a vida profissional como piloto no Nazaré, da praça de Aveiro, do comando de seu pai.
Entre 1934 e 1941, ocupou o cargo de piloto no lugre Gaspar, sob o comando do Sr. Manuel de Oliveira Mendes. De 1931 a 1933, o navio não foi à pesca, segundo Manuel de Oliveira Martins, autor do livro Viana e a Pesca do Bacalhau.
O lugre Gaspar era o ex-Sarah, de madeira, construído em 1919 na Figueira da Foz, por Manuel Bolais Mónica e adquirido para a campanha de 1921 pela empresa Novas Pescarias de Viana, Lda.

A bordo do lugre Gaspar com o Eng. Queiroz, seu armador. S/d.

Em 1942 e 43, ocupou o lugar de piloto, sob o comando do Cap. José Nunes de Oliveira, mais tarde capitão-chefe da SNAB, no arrastão de pesca lateral, Álvaro Martins Homem, pertencente à SNAB, construído em 1940, em Lisboa, nos estaleiros da CUF. Era imediato o Sr. Mário dos Santos Redondo, também de Ílhavo.

Em Massarelos, Porto, junto à ponte, alguns tripulantes do Álvaro Martins Homem
 
Já agora por curiosidade, o Álvaro Martins Homem e o João Corte Real foram navios gémeos e os dois primeiros arrastões construídos em Portugal.
O Álvaro Martins Homem só iniciou a sua actividade de pesca em 1943, porque o guincho de pesca não chegara a tempo. Dedicou-se, então, a viagens de comércio a carregar bacalhau.
Entre 1944 e 45, o nosso capitão João da Lúcia ocupou o lugar de imediato sob o comando do Cap. Manuel Pereira da Bela, no arrastão clássico, João Corte Real, pertencente à SNAB, gémeo do anterior, como já disse. Era piloto, em 1944, Emílio Carlos de Sousa e em 1945, Joaquim Carlos Caroço.

No João Corte Real, o capitão entre imediato (à direita) e piloto

Chega a campanha de 1946, em que foi imediato sob o comando de José Maria Vilarinho do lugre-motor Primeiro Navegante, construído na Gafanha da Nazaré, por Manuel Maria Bolais Mónica para a firma Ribaus & Vilarinho.
De uma certa faixa etária, quem não ouviu falar em tal espectacular naufrágio, à entrada da barra de Aveiro, a sul do Farol?
Curioso, há sempre um ponto a acrescentar a um conto, neste caso, pela boca de sua filha, de muito boa memória, nas suas 88 primaveras. O pai, João Fernandes Matias, tendo sido imediato na campanha do navio, na safra de 1946, assistiu ao naufrágio do «seu» navio, do paredão da Meia-Laranja. Afinal, como rezam as crónicas? Que se passou, então?
A 14 de Outubro, o Primeiro Navegante entrara em Leixões, para aliviar 3 000 quintais de peixe, tendo voltado a sair, para se fazer à nossa barra. Tinha o destino marcado. Não há que fugir. Entretanto, o Capitão José Maria Vilarinho tinha dito ao imediato, que viesse para Ílhavo, saudoso da família, que ele meteria o navio dentro. Não aconteceu bem assim.
No dia 24 do referido mês, perante um cais apinhado de gente para assistir ao sempre emocionante espectáculo da entrada, pairavam também, lá fora, o Lousado, o Navegante II, o Ilhavense II, o Santa Mafalda, o Maria das Flores, o António Ribau e o Viriato. Vinha o Maria das Flores, a entrar, rebocado pelo «Marialva», quando o «Vouga» lançou o cabo ao Primeiro Navegante, iniciando o caminho já percorrido com os outros navios. Em frente à Meia Laranja, alterosas e repetidas vagas conjugadas com violentas rajadas de vento, encheram todo o poço do navio, que desgovernou e tomou proa ao sul, sendo impelido para cima da coroa ali existente, apesar de todos os esforços dos rebocadores. Perante o perigo iminente que ele corria, os seus esforços também foram em vão.
Embora com dois ferros no fundo e o motor a trabalhar com toda a força, segundos depois, o Primeiro Navegante, batido pelo mar e pelo vento, varava na praia em frente ao nosso Farol.
Terá sido indescritível o momento de aflição e angústia, acorrendo ao local toda a gente, em altos gritos. Só quando houve a certeza de que a tripulação estaria salva, é que o ambiente serenou um pouco.
Durante as marés baixas, foram-se salvando os haveres, apetrechos e a carga possível. Até parece – quem sabe, sabe – que o motor foi reaproveitado para o Adélia Maria (seria segredo?).
Durante uns tempos, como hoje, sempre que soa a tragédia, a gente das redondezas acorreu, em romaria, para ver, «claramente visto», o que o mar consegue fazer.
Desta vez, vão aparecendo alguns testemunhos fotográficos reveladores e aquele donairoso lugre de quatro mastros foi servindo de repasto ao mar, que o desmantelou, destruiu e destroçou, acabando por o devorar na totalidade.

O Primeiro Navegante, naufragado, em 1946

E foi assim que o Capitão João Matias assistiu ao naufrágio do navio de que era imediato, da Meia-Laranja.
A propósito destas mais do que verídicas histórias dos nossos homens do mar, contaram-me.
O Capitão José Vilarinho, quando naufragou na barra de Aveiro, disse ao irmão João: – Se fosses tu a ter este naufrágio, eu matava-te. Teria sido verdade?
E continuando a longa história de João Matias, entrecortada por este episódio dramático, de que fora personagem integrante, nas campanhas de 1947 e 48, ascendeu a capitão do lugre Navegante II, da mesma empresa.
Nos anos de 1949, 50 e 51, comandou o grande Milena, lugre de madeira com motor.

No Milena, entre a filha e a Judite
-
Nas safras de 1952 e 53, comandou o n/m de ferro Conceição Vilarinho, tendo como imediato, Gil Ferreira da Silva Júnior.
 
A bordo do n/m Conceição Vilarinho. Início de cinquenta
-
Na safra de 1954, embarcou de imediato no n/m de ferro Capitão José Vilarinho, sob o comando de Augusto dos Santos Labrincha.
E a roda gira e, desta vez, na safra de 1955, embarcou como imediato no arrastão clássico António Pascoal, sob o comando de Manuel Pereira da Bela.
Chega o ano de 1956, onde capitão, com José Simões Amaro (o Forneiro) como imediato, naufragou a bordo do lugre com motor, Novos Mares, construído em 1938 por Manuel Maria Bolais Mónica. O jornal O Ilhavense de 1.8.1956 regista que, a 21 de Julho, perto de Virgin Rocks, se deu uma explosão na casa das máquinas que arrasou a popa do navio, que se afundou pouco depois. A tripulação de 56 homens foi salva pelo Maria das Flores sob o comando de Manuel de Oliveira Vidal.
E o tempo de mar já pesava, mas, ainda de 1957 a 1964 (inclusive), comandou o n/m Lutador, que conhecia, ao longe, de ginjeira, pela particularidade de ter sido o único n/m de três mastros. Nada bonito.
 
N/m Lutador, de 1945

Segundo o jornal da nossa terra de 1 de Outubro de 1964, na segunda-feira da festa da Barra, afundou-se o Lutador, com incêndio a bordo, comandado por João Fernandes Matias, com Belarmino de Ascensão Oliveira como imediato.
Foram salvas 82 vidas preciosas – os dois oficiais a bordo do Avé Maria e os restantes espalhados pelos restantes navios.
E o estado físico do «nosso» capitão ia suportando com mais dificuldade a vida salgada; mas, apesar disso, como noto que ia sendo hábito entre alguns oficiais (ainda hoje), retomou o cargo de imediato no Sernache, n/m de ferro, na campanha de 1967 e no Luiza Ribau, lugre de madeira, com motor, na campanha de 1972.
E por aqui acabou o percurso de João Fernandes Matias, onde sofreu as agruras do mar, numa carreira muito diversificada. Numa altura em que a famosa Frota Branca já tinha os dias contados.
-
Fotografias – Arquivo pessoal e gentil cedência da Família do Capitão
-
Ílhavo, 19 de Junho de 2016
-
Ana Maria Lopes
-

2 comentários:

marmol disse...

Apreciei a crónica sobre o capitão João Fernandes Matias a quem fui apresentado em 1962 na Empresa de Pesca de Lavadores, pelo capitão Manuel Ferreira da Silva. Era então menino e moço com 15 anos e sonhava vir a ser oficial náutico. Recordo de ele me dizer que era melhor escolher outra vida por que a do mar era dura!
Parabéns Dra. Ana Maria pelo trabalho de registar para memória futura os Homens do Mar. Eles merecem.

Ana Maria Lopes disse...

Obrigada, caro Amigo.