quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

«Faina Maior - A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova»

-
 
 
Tendo-se esgotado a 2 ª edição do livro Faina Maior – A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova, da autoria de Francisco Marques e de Ana Maria Lopes, dada ao prelo pela 1ª vez pela Editora Quetzal, em Junho de 1996, os Amigos do Museu Marítimo decidiram levar a cabo uma terceira edição, ipsis verbis, como era necessário e calculável.
Dado o escasso tempo que mediou entre as duas últimas edições, não se fará nenhuma apresentação. A FAINA MAIOR destes dois autores está apresentada, q. b.
Um trabalho memorável, adequado, intenso, que conta uma campanha de barra a barra (barra de Aveiro) por navios da frota bacalhoeira, pelos anos 30, não podia ser modificado e, muito menos, mexido. É aquela epopeia, mesmo.
Com 112 páginas, em bom papel couché, é ilustrado por 142 fotografias a preto e branco, algumas de página inteira, fortes e intensas imagens de época, recolhidas, a custo, no espólio dos nossos homens do mar, bem como, outras, parte integrante das belíssimas imagens de Alan Villiers, todas identificadas.
Livro com apresentação cuidada, de capa dura, e sobrecapa a cores, com uma belíssima fotografia do GAZELA, de Friedrich W. Baier.
Prefácio do Professor Mário Ruivo.
O livro já está à venda da livraria do Museu, na Livraria Santos (Ílhavo), na Leya e Socodante, em Aveiro, na Livrapal, na Gafanha da Nazaré e em «O Ilhavense». Virá a vender-se, igualmente, na loja do navio Gil Eannes, em Viana do Castelo, dentro em breve.´
-
Ílhavo, 10.12.2015
-
AML
-

Sem comentários: