segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bandeira da Associação dos Oficiais da Marinha Mercante (Réplica)

-
A partir de agora, os Oficiais da Marinha Mercante, se alguma vez estiveram preocupados com o estado de conservação da sua bandeira, podem passar a deixar de o estar.
No passado dia 1, chegou uma réplica da Bandeira da Associação dos Oficiais da Marinha Mercante de Ílhavo à sede dos AMI, por estes, encomendada.
À semelhança do que aconteceu em 1926, escolhemos uma firma do Porto, conceituada, a BDR, Bandeiras & Mastros, que executou com primor e perfeição uma réplica da dita peça, depois de uma observação muito atenta da original, que incluiu medições rigorosas e imensas fotografias de pormenor.


Adorno completo



Depois de escolherem os materiais mais idênticos e adequados ao trabalho, ainda tiveram o cuidado de nos enviarem alguns para se certificarem se estariam de acordo com o que pretendíamos.
Claro, neste caso, bordada à máquina, porque de uma réplica se trata, respeita fielmente a original, tendo sido orçamentada pelo valor de 504.30 €.
Tem uma aparência demasiado nova, porque o é… mas o desfile em algumas procissões do Senhor Jesus dos Navegantes, sujeitas ao tempo e surriada da Malhada, no actual percurso, dar-lhe-ão, aos poucos, um ar mais envelhecido.
-

Imagem de pormenor…



Os interessados na observação da obra de arte, porque de uma obra de arte se trata, poderão fazê-lo na nossa Igreja Matriz, por alturas dos festejos do Senhor Jesus dos Navegantes e, nomeadamente, na procissão, que ocorrerá no primeiro domingo de Setembro, como é hábito.
Enquanto isso, o restauro das três bandeiras originais, a da Associação dos Oficiais da Marinha Mercante (1921-1926), uma mais antiga do tempo da monarquia, provavelmente, mandada bordar, aquando da criação do Grémio Marítimo Ilhavense, em 19 de Março de 1899 e a da Associação dos Marinheiros, bordada em 1926, pelas hábeis mãos de Leonilde da Velha encontram-se num restauro mais demorado e bastante mais dispendioso por uma Técnica Superior de Conservação e Restauro do Instituto José de Figueiredo, em Lisboa.
Segundo julgamos, virão a ser expostas no MMI, depois de estudado o modo conveniente de o fazer.
-
Fotografias – Da autora do blog

Ílhavo, 24 de Junho de 2012

Ana Maria Lopes
-

5 comentários:

Tito Cerqueira disse...

Está de parabéns a AMI e, em paticular, a autora deste blog Ana Maria Lopes, por mais este contributo para a preservação da "Memória Marítima dos Ílhavos".

João Reinaldo disse...

Bem hajam os "AMIGOS DO MUSEU", convém aqui reforçar, que chamaram a si as diligências e encargos com esta iniciativa, tarefa que, diga-se de passagem, deveria ter sido da responsabilidade dos próprios Oficiais Náuticos de Ílhavo.
Sem esta nova bandeira deixaria de haver representação da classe de Oficiais na procissão do Sr. Jesus dos Navegantes, pois que a bandeira original não estava já em condições de desfilar.
Aqui expresso a minha satisfação pelo que foi feito, e os meus agradecimentos à Dra. Ana Maria pelo seu mui nobre contributo.

Anónimo disse...

Em tempos li algures(não sonhei,por certo...)que a bandeira dos EUA que Neil Armstrong implantou em solo lunar,em Julho de 1969,tinha sido bordada por uma ilhavense...Estava quasi 100 % certo de que era D.Leonilde da Velha,que suponho Mãe de um colega de meu irmão mais velho,e que moraria a meio da Rua Direita.Tendo agora a D.Ana Maria dito que D.Leonilde fez o primeiro estandarte dos Oficiais da MM em 1926 estreitam~se as possibilidades de ser A MESMA Senhora.Mas outra ilhavense,eventualmente dos EUA(Newark ?...)ou a bandeira ter sido feita ANTES de 1969.Cumprimentos,"kyaskyas".

Anónimo disse...

Esclarece-me o meu irmão mais velho que a bandeira de Neil Armstrong,segundo notícia no Diário Popular,foi feita por uma luso-americana de Sôsa,da família do Dr.Almeida e Costa.Parafraseando Camões,no Canto VI,"com pouca corrupção..."não andei longe,geograficamente...Até sucede assim que me aproximo geografica e familiarmente(recebi o nome próprio a partir do do Dr.M.J.de Almeida e Costa...)da "luso-artista"!...Cumprimentos,"kyaskyas"

Ana Maria Lopes disse...

Obrigada pela informação, caro Conterrâneo. Sabia que a tinha feito alguém de localidade perto de Ílhavo, mas não sabia onde.
Por isso, não disse nada. Agora, elucidou-me e fui à net confirmar.
A bandeira é estampada e não bordada. A tal senhora de Sôsa, esclarece ela, fez-lhe todos os restantes acabamentos. Cumprimentos.