domingo, 12 de junho de 2011

O lugre Maria das Flores - Que surpresa!

-
Que delicioso presente de domingo! Muito o agradeço.

Suspendo, hoje já, os meus retratos do litoral português com o que não deixa de ser também um óptimo e inédito retrato do litoral português, em 1946, do estaleiro do Bico da Murtosa onde foi construído o lugre Maria das Flores, de cuja construção, bota-abaixo e desencalhe me ocupei há pouco tempo, no Marintimidades. São estas surpresas que, por vezes, me recompensam de todas as horas de pesquisa que o Marintimidades me rouba. Valem a pena.

Recebi um e-mail de Paulo Carinhas, natural da Murtosa, com duas fotografias, uma das quais, neste caso, vale mais do que mil descrições, que quero partilhar com os apreciadores do meu blog.

Dixit:

Sou Paulo Horta Carinha, nascido e criado na freguesia e concelho da Murtosa, e um apaixonado por esta terra em particular e pelo ambiente em torno da maresia em geral.

Venho por este meio dar-lhe os parabéns e agradecer-lhe o seu artigo sobre o “Lugre Maria das Flores”, história(s) que recordo de os meus pais contarem.

Com este seu excelente trabalho de pesquisa dá-lhe outra dimensão histórica, para a qual eu só tinha fotografias da sua construção que tenho a satisfação de lhe enviar.

Cumprimentos

Paulo Horta Carinha

Vista aérea do Estaleiro do Bico da Murtosa


Edito as fotos, sobrevalorizando, inegavelmente, todos os dados informativos que a primeira nos faculta.


Cadaste do navio, em segundo plano


A segunda é uma daquelas recordações de época que todos gostamos de ter, mas, que, neste caso, é veículo de um excelente registo.

Fotografias gentilmente cedidas por Paulo Carinha


Ílhavo, 12 de Junho de 2011

Ana Maria Lopes
-

6 comentários:

marmol disse...

Boa noite Dra. Ana Maria:

Os blogs teem destas vantagens surpreendentes.
Valeu a pena interromper as imagens maravilhosas e históricas sobre o litoral português, para apresentar estas duas imagens que valem ouro.
Parabéns aos dois por mais este contributo.
Oliveira Martins

Rui Amaro disse...

Olá Dra Ana Maria
Valha-nos os blogues, que nos fazem lembrar muitos episódios antigos, um bastante desconhecido por muita gente, mas muito interessante.
Parabéns aos dois.
Rui Amaro

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Uma grande aventura a do MARIA DAS FLORES...

fangueiro.antonio disse...

Boa tarde.

Não haja dúvida que esta é uma das grandes vantagens de um blogue, a livre e grátis oportunidade de partilhar e atraír interesses comuns. Uma preciosidade estas duas fotos, tão raras, de um navio bacalhoeiro em construção. Em construção numa nesga de "península" de terra :).

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Etelvina Almeida disse...

Imagens fantásticas!

Sara Bandarra disse...

As imagens valem por mil palavras!
É muito bom poder completar a informação escrita com a visual.
Belo trabalho de partilha.