sábado, 23 de abril de 2011

Bateira de Recreio «NAMY» - 3

-
Foi esta a vida da minha primeira NAMY, aquela com que tentei o Amigo Marques da Silva a recriar em miniatura, com as mãos que já lhe conhecemos. Parece uma jóia.

Modelo visto de cima

Escrito de Marques da Silva:

Quando se visita a Sala da Ria do Museu Marítimo de Ílhavo somos surpreendidos pela presença de uma airosa e bela bateirinha.

O seu delicado aspecto causa-nos surpresa, porque as bateiras da ria, mesmo as mais pequenas, sendo de construção aprimorada, são sempre de estrutura mais resistente.

Esta, dado o fim a que se destinava, foi construída com muito gosto e atenção. Aplicaram madeira leve e cavernas embraçadas (ou embaraçadas), que permitem menos espessura de braços. Encontrámos este tipo de construção na bateira dos cagaréus, que sendo igualmente pequena e leve, era utilizada no transporte do pessoal das marinhas.

A bateirinha de Recreio “NAMY”, registada com o número A 7892. R, utilizada para passeio de veraneantes da praia da Costa Nova tinha além das bancadas de remar e do mastro, mais um assento na casa de ré, com antepara de encosto.


Pormenor da proa


Usava quatro remos leves em quatro forquetas, aplicadas nos bronzes da borda.
Para maior alindamento, o construtor substituiu o xarolo do leme, por uma cruzeta em meia-lua, com furos nos extremos para os gualdropes.

Na construção do modelo desta bateira, apliquei tola no fundo, choupo nos costados, limoeiro nas cavernas, nas rodas da proa, da popa e nas bancadas. Fiz os remos de tola, a âncora, as forquetas e a ferragem do leme em arame de cobre.

Procurei concluir a pintura com tintas idênticas às cores originais.

Dimensões encontradas:
-
Comprimento ------- 4,90
Boca -------------------1,15
Pontal -----------------0.33
Nº de cavernas ------- 22

António Marques da Silva

30. 12. 2010

Fotografias – Arquivo pessoal da Autora

Ílhavo, 23 de Abril de 2011

Ana Maria Lopes
-

1 comentário:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Mais um belíssimo modelo e este ainda mais especial para si. Imagino a sua alegria ao ver tão bela representação de algumas das suas memórias.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt