domingo, 25 de janeiro de 2009

O Iate Favorita



Já que estamos em maré de naufrágios de iates, recordemos o do iate Favorita, bem mais recente, que me levou a fazer uma visita ao local, para ver, claramente visto, e poder contar como foi. Já eram prenúncios do Marintimidades.

O iate Favorita encalhado, nas proximidades da praia do Areão


Na madrugada do dia 15 de Setembro de 1966, pelas 3 horas da manhã e, devido ao intenso nevoeiro que envolveu o nosso litoral, encalhou, entre as praias da Vagueira e de Mira, o iate Favorita, elegante embarcação que parece ter sido do ex-Rei Faruk, do Egipto, e que agora, pertencia a um capitalista belga, arvorando a bandeira panameana.

Segundo informação do jornal “O Ilhavense”, de 20. 9.1966, a tripulação do iate encalhado salvou-se e era composta por sete homens, embora viessem também, a bordo, os Srs. Américo Bolais Mónica e António da Silva Mónica, da Gafanha da Nazaré, para cujos estaleiros vinha a embarcação, a fim de ser reparada.
A notícia correu célere na Costa-Nova e nós não pudemos faltar. Fica “o boneco” para a posteridade.


O Favorita, ponto de atracção…

Alguns objectos foram dando à Costa e o espaço circundante esteve cercado e vigiado pela autoridade competente.

Foram feitas várias tentativas para salvar o iate, que estava seguro em 20 000 contos, mas em vão.

Apanhei no areal um delicado ornato de madeira, em forma de vaso floral, já um pouco surrado e batido pela pancada insistente do mar, vestígio de algum bonito móvel, que teria decorado o iate encalhado. Lá ficou pela casa da Costa-Nova.

Imagens – Arquivo pessoal da autora

Ílhavo, 25 de Janeiro de 2009

Ana Maria Lopes

2 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

É sempre trágico ver um navio acabar assim...

Laura Garcez disse...

Obrigada por postar esta antiga notícia. Vi o iate, era criança e passava férias em Mira. Há anos que procuro por esta notícia na net. Ainta tenho um objecto deste iate que deu à costa.