sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Óleo Costa-Nova, de Fausto Sampaio, enriquece o MMÍ.

O passado 15 de Outubro foi dia de ansiedade para os Órgãos Directivos dos Amigos do Museu! Telefonema sobre telefonema!... Consulta sobre consulta!... E-mail sobre e-mail!...

Avisada, na véspera, por Amigos do Museu, residentes em Lisboa, que andam sempre em cima do acontecimento, a Associação dos Amigos do Museu de Ílhavo teve que agir rapidamente – um óleo do pintor Fausto Sampaio, conhecido pelas suas notáveis interpretações da Costa-Nova, ia a leilão, nessa noite, na conceituada leiloeira Palácio do Correio Velho, em Lisboa.

Depois de bem aconselhados por perito de Arte e antiguidades, deveríamos ir no seu encalço, pois, já há tempos, perseguíamos a aquisição de um Fausto Sampaio, deste género.

Tomadas todas as precauções, ponderado o “esquema conceptual” da colecção a ampliar, e, após troca de impressões com o Sr. Director da Instituição e com o Sr. Presidente da Câmara, restava aguardar, ansiosamente, o desfecho.
Pelas 23 h e 30, fez-se “luz verde” – o quadro Costa-Nova, de Fausto Sampaio, adquirido em parceria com a CMÍ, era“nosso”!

Costa-Nova, de Fausto Sampaio, 1933



Belo óleo sobre madeira, 50 x 62 cm, datado de 1933, retrata a Costa-Nova antiga, zona de palheiros e ria, que nos sensibiliza a todos, mesmo que não a tenhamos conhecido tanto assim! É um trabalho posterior à primeira exposição do Artista.



Fausto Sampaio (1893-1956), natural de Anadia, surdo-mudo desde a infância, notável pintor contemporâneo, foi discípulo de Jules Renard, tendo frequentado as academias de Paris. Expõe, pela primeira vez, em Lisboa, no ano de 1930.
Fausto Sampaio distinguiu-se como grande paisagista. Exprimia profundos sentimentos pela natureza, brilhou pelo uso apurado da cor e pela predominância das atmosferas embaciadas ou luminosas. Foi inexcedível na representação das terras do Vale do Vouga e foi um dos mestres do pintor ilhavense Cândido Teles, a partir de 1939, que dele terá perfilhado o gosto pelas representações pictóricas dos coloridos moliceiros da Ria de Aveiro. Está representado em vários museus nacionais e famosas colecções particulares.

Esta pintura vai aumentar o espólio do MMÍ., no que concerne a Fausto Sampaio, pois vai associar-se a quadro do mesmo autor, já existente há uns anos no Museu, e restaurado em 2005, também intitulado Costa-Nova, óleo sobre tela, de 1939, 78x83 cm, em tons róseos inebriantes e luzentes, que retrata a zona lagunar e os sempre elegantes e cromáticos moliceiros, que ressurgem da neblina.


Costa-Nova, de Fausto Sampaio, 1939



Por curiosidade, também exactamente há um ano, a AMÍ. enriqueceu o espólio pictórico da instituição, com a oferta de “duas pequenas relíquias”, exactamente, no dia 21 de Outubro de 2007, dia em que o Museu festejou o 6ºaniversário da ampliação e remodelação do edifício, a saber:

- “Marinha – Barcos na Ria de Aveiro”, de Cândido Teles (1921 – 1999), óleo sobre madeira, assinado e datado de 1941, um dos melhores períodos da obra do” nosso” pintor. Dim. – 17x 12 cm

-“Barco à vela “ de João Vaz (1859 – 1931), grande marinhista, aguarela sobre papel, assinada. Dim. – 23x11 cm

Na esperança de que todos os trâmites legais, burocráticos e económicos, relativos ao levantamento da “peça” estejam resolvidos até domingo, dia 19, em que se assinalará o 7º aniversário da ampliação e remodelação do edifício do MMÍ, cá estamos, desta vez, para lá depositar o raro e valioso Costa-Nova de Fausto Sampaio, com a devida apresentação pública a que tem direito.

Imagens – Arquivo da leiloeira e do Museu Marítimo de Ílhavo

Ílhavo, 17 de Outubro de 2008

Ana Maria Lopes



3 comentários:

João Reinaldo disse...

Bem oportuna esta notícia!
Para que conste, é para iniciativas como esta que são dirigidos os dinheiros da Associação de Amigos.
Foi feliz a autora, ao recordar a biografia do autor do quadro que passa a fazer parte do espólio do Museu.
Parabéns pela referência e pela oportunidade.
JR

fangueiro.antonio disse...

Boa noite.

Muitos parabéns ao MMI, aos Amigos do Museu e a todos os que proporcionaram a vinda desta obra para Ílhavo. Gosto muito de arte marítima, em especial a nossa bem mais rara que noutros países, mas também belíssima. Gosto imenso do Fausto Sampaio "Costa Nova" 1939. pois tenho predilecção por Sol através de nevoeiro.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

fangueiro.antonio disse...

Drª Ana Maria,

Espero que se divirta tanto como eu a ler o "Poveirinhos pela Graça de Deus", poveiros esses que também foram tema de muita e bela arte marítima.

Cumprimentos.