quinta-feira, 31 de julho de 2008

PAINÉIS DE MOLICEIROS .1


Em época de Verão, de férias, relaxem, distraiam-se, saboreiem o que ainda nos vai restando da ria. Mais duas bonitas, frescas e pitorescas proas de barco moliceiro para a colecção de painéis.
A temática é variadíssima, mas a vertente maliciosa é transversal à maioria dos assuntos, salvo algumas excepções bem distintas. Com o andar dos tempos, a malícia vai-se tornando um pouco mais descarada.

“VIRA-A” PARA CÁ MARIA

SE TE APANHO ENFIOTA



As cercaduras campestres, que evoluíram muito mais que as marítimas, são um pouco de acordo com a criatividade de cada um dos pintores destes painéis. Transmito-vos com certeza: do mesmo artista é que não são.

Na primeira proa, há um cruzamento de dois temas – a malícia e o folclore, ao mesmo tempo que se brinca com o duplo sentido da palavra vira. Na segunda, a brejeirice, neste caso, “vai a cavalo”, animal tão utilizado pelos pintores da ria. Não me cansarei de dizer que os erros ortográficos “eram” uma forte característica das legendas, fruto, à época, do analfabetismo dos artistas mais populares.


Fotografias – Cedência de Paulo Miguel Godinho

Costa-Nova, 31 de Julho de 2008

Ana Maria Lopes

1 comentário:

fangueiro.antonio disse...

Os erros ortográficos que refere eram os mesmos que davam também beleza ingénua e humilde à grande família de "barcos poveiros", desde Buarcos a Caminha, como por exemplo "Bamos cum Deos" ou "Bá em Graça".