domingo, 20 de abril de 2008

Colecção Capitão Marques da Silva

Colecção Capitão Marques da Silva

Ando em ensaios para criar um Blog, exactamente, quando está em exposição no MMI. a Colecção Capitão Marques da Silva, na Sala de Exposições Temporárias, até 27 do corrente mês. Mesmo depois deste prazo, será integrada, pelo menos o seu núcleo principal, na Sala dos Mares do referido Museu.
O protocolo do depósito desta colecção no museu foi assinado a 5 deste mês de Abril, bem como lançado um pormenorizado Catálogo da mesma. Como co-autora e coordenadora de edição, não me compete a mim avaliá-lo. Direi apenas que, quem o adquirir, levará a exposição para casa, pois é ilustrado por 30 boas fotografias de Carlos Pelicas das 30 peças expostas.


Capa do Catálogo

Para mim, foi muito gratificante trabalhar com Marques da Silva, consolidando uma amizade já
com alguns anos, aquando do seu empréstimo ao museu de algumas peças que figuraram na 1ª exposição Faina Maior, em 1992.
Não há palavras que qualifiquem as suas mãos nem a sua paciência, que fazem dele um modelista/ pedagógico de primeira água. Só mesmo as peças falam por si.


Modelo do lugre-motor Creoula

Curioso ainda o facto de termos em comum um gosto forte pela Grande Faina e pelas embarcações tradicionais portuguesas.
Louvável, a todos os níveis, o seu acto de depósito da maravilhosa Colecção, dando possibilidade a todos os visitantes do Museu de a observarem de perto.


Ílhavo, 20 de Abril de 2008
Ana Maria Lopes

1 comentário:

Senos da Fonseca disse...

há sempre a primeira vez .custa começar depois é questão de se lhe apanhar o gosto .Como tudo afinal!

Não sou adepto da ordenação a meio .Não dá boa leirura (opinião)

AS fotos estão boas.

Senos Fonseca