sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Projecto DE NOVO NA TERRA NOVA

 -

Faz exactamente, este ano de 2023, 25 anos que o NTM Creoula saiu para a Terra Nova, numa das missões mais expressivas que jamais cumpriu.

 

Regresso do antigo lugre aos mares da Terra Nova – in Jornal de Notícias de 9.8.1998


Canadianos e portugueses reaproximam-se

Creoula parte hoje para a Terra Nova – in Diário de Aveiro de 9.8.1998

 

Ílhavo “viveu” a partida do Creoula para a Terra Nova

O Presidente da República, Jorge Sampaio, no dia da largada do Creoula para a Terra Nova

Na tripulação segue grupo de jovens ilhavenses

Os votos são de boa viagem!... in O Ilhavense de 15.8.1998

 

Projecto De novo na Terra Nova junta Portugal e Canadá – in Diário de Aveiro de 15.8.1998

 

Assim se referiram ao acontecimento alguns jornais da época, e muitos mais o citaram. A 6 de Agosto, o NTM. Creoula entrara na nossa barra com diversos e importantes objectivos.

No dia 9 de Agosto, acudiram milhares de pessoas ao cais nº 10 do Porto bacalhoeiro da Gafanha da Nazaré, para viverem a saída do Creoula, com destino à Terra Nova. O Presidente da República, Jorge Sampaio, entre aquela massa humana, dirigiu-se ao navio para cumprimentar o Comandante Júlio Manuel Sajara Madeira, bem como todos os instruendos e Director de Treino de Mar, Capitão Francisco Marques, numa missão igualmente simbólica, já que havia sido o último Comandante do navio, enquanto lugre da pesca do bacalhau, no ano de 1973.

Também a Barra teve um movimento invulgar. A afluência ao Paredão e Meia-Laranja era fora de série. O NTM Creoula, de velas enfunadas, saía a Barra, relembrando as saídas dos antigos lugres com o mesmo destino. Só que a missão era bem diferente!

Muitas embarcações de vários tipos acederam ao convite de acompanhar o antigo lugre-motor, dando à entrada da Barra um aspecto comovente e arrebatador.

Tendo vivido este projecto muito por dentro e acompanhado a viagem muito de perto, inclusive no Canadá, como Directora do Museu, à época, não quis deixar passar a data despercebida, sem aqui soltar as minhas impressões – vinte e cinco anos são passados.

Recordo a divulgação do Projecto, a bordo do Creoula, em 31 de Março, a sua apresentação no Museu, a 15 de Julho, a chegada do navio a 6 de Agosto, a recepção dos participantes, na Câmara Municipal de Ílhavo, a 8 do mesmo mês (dia do 61º aniversário do Museu), e a missa, na Igreja Matriz, a abarrotar de gente, celebrada por sua Excelência Reverendíssima, D. Júlio Tavares Rebimbas, a 9 de Agosto.

Patrícia Dole, Embaixadora do Canadá, à época, lançou a ideia desta viagem, que recebeu o apoio dos dois países.

A 27 de Agosto, saiu, de Figo Maduro, num C 130, uma comitiva de cerca de 15 pessoas de que eu fazia parte, com intenção, de assistir à chegada do Creoula, a St. John`s, a 28 do mesmo mês, dia acinzentado pela morrinha. Durante a aprazível estadia de 4 dias, vários protocolos foram estabelecidos, nomeadamente com o Newfoundland Museum e com a Universidade, entre outros, com troca de lembranças. Recordo a recepção no Palácio do Governador e visita à Catedral.

-

Saída da comitiva do aeroporto de Figo Maduro
-

Bote do Creoula, oferta dos AMI ao Museu de St. John’s
-

No dia 1 de Setembro, partiu o navio com destino à Gafanha da Nazaré, onde chegou a 20 do mesmo mês. A emoção era muita, e um mar de gente esperava, saudosa, os seus entes queridos. O Ministro José Veiga Simão, à época, Ministro da Defesa Nacional, também aguardou a chegada do navio. Ao fim da tarde, tive a honra de fazer uma visita guiada ao nosso Museu, ao Ministro Veiga Simão e à Ministra da Cultura do Canadá, acompanhados por outros elementos da comitiva. E assim se passou um mês e meio de fortes emoções, sempre à espera de notícias e do passa-a-palavra.

Ao contactar “Os Amigos do Museu de Ílhavo”, Patrícia Dole, pedra-chave do Projecto, Embaixadora do Canadá, encontrou nela uma forte aliada e, a partir daí, constituiu-se uma Comissão Executiva, sediada no MMI., formada pela citada Associação (AMI), pela Universidade de Aveiro e pela C.M. de Ílhavo – assim se realizou o projecto DE NOVO NA TERRA NOVA.

-

Ana Maria Lopes (in Jornal “O Ilhavense” de 15 de Agosto de 2023

-

Sem comentários: