sábado, 16 de outubro de 2021

Galeria de arte a céu aberto está concluída

 -

Ainda não tive o prazer de passar por ela, pronta, mas o Diário de Aveiro de 15 de Outubro de 2021 encarregou-se de me informar. De acordo com a Câmara Municipal de Ílhavo, a entidade que encomendou a intervenção artística, “estão concluídos os painéis que decoram parte do nó viário da Praia da Barra, alusivos à realidade e identidade patrimonial, histórica, social e cultural da terra e das gentes do Município de Ílhavo, com a assinatura criativa do artista plástico António da Conceição”. Era para mim um motivo de interesse passar por lá e apreciar, ao passar, com muita cautela, “o estado da arte”, já que considero o sítio perigoso, para quem conduz, não permitindo uma análise adequada à beleza da obra.

O convite da autarquia ao artista vem no seguimento do trabalho que António Conceição desenvolveu na Gafanha da Nazaré, com as pinturas de vários painéis alusivos à realidade da Faina Maior e da secagem do bacalhau, trabalho duros, mas de uma beleza inaudita. Foram mais de oito meses de labor intenso, com o pintor a retratar os marcos, as pessoas e as profissões da ria e do mar, as praias, o surf, a gastronomia, as emoções, o trabalho e o lazer. Em entrevista dada ao mesmo jornal, de 10 de Março de 2021, o artista referiu que estava a dar o seu melhor, ouvindo mesmo alguns palpites de passantes, porque a arte, neste caso, é de quem a passa a usufruir, depois de concluída. Quando se caminha para a Costa Nova, do lado esquerdo da via, ultimamente, foram acabados os últimos painéis que, apesar de muito belos e fortes, de algum modo, repetem o tema desenvolvido na Gafanha da Nazaré – a Faina Maior –, lançando mão das mesmas tonalidades entre os brancos cinzas, pretos e amarelados. A meu ver, estes escusavam de existir, porque já estão retratados, geograficamente, muito perto.

Grande falta, na minha modesta opinião, faz a representação de um “barco do mar” de proa erguida ao céu, com as suas artes de arrastar para terra, numa azáfama colorida e estonteante. Se este tipo de arte já hoje não se pratica na Costa Nova, esteve na origem deste belo rincão de areia, que, hoje, dá pelo nome de Costa Nova do Prado. A saber:

-

Dois exemplos

-

Para o leitor, aqui fica uma amostra de algumas das imagens que decoram o nó viário da Costa Nova/Barra, que devo à destreza de quem as tirou, já que não tinha meios de as conseguir pessoalmente, devido ao receio do trânsito, no local.

Os meus parabéns ao artista António Conceição e a quem lhe encomendou a obra, à parte o “esquecimento” da representação do” barco do mar”, imprescindível no mar da Costa Nova.

-

 

Mar, gaivotas e o lazer do surf
-
-
O artista em acção
-

O farol, a musa e as dunas

Os mariscadores e moça a degustar uma ostra
-

Cena marítima e característicos palheiros
-


 Cenas da Faina Maior
- 

Ílhavo, 16 de Outubro de 2021

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: