domingo, 30 de agosto de 2020

Na Costa Nova, há 60 anos...

-

Fim de Agosto. Domingo  bem  soalheiro,  mas ventoso. Não muito agradável. Mas, os turistas,  em  muito  menor  número do que em anos anteriores,  não abalam,  sem levar umas  fotos,  tendo  como   cenário,  os palheiros,  os   mais   apetecíveis. Os    famosos risquinhas! Os  proprietários deveriam passar a cobrar. Chegam a entrar nos terraços e a sentar-se nos bancos como que se  deles  fossem. E esta, hein?  Além dos  palheiros,  há casas bem bonitas e também carismáticas, nesta praia. E a Mota (actual turismo)? Nada, não vêem mais nada. 

Começo  a   aperceber-me   que  as   estreitas  vielas,   que  davam  e  ainda   dão  acesso às recoletas lhes começam  a interessar. E, vai daí, mais  uma “chapa”. Outros   recantos, também com encanto, mais lá para o sul, nem são visitados. Nem  o cais  dos pescadores, cenário também apetecível.

Penso e reflicto. Com 75 verões por aqui passados, não tenho uma imagem, uma que seja, com um palheiro, o meu eleito, como fundo. Ainda estarei em tempo de aproveitar? Talvez.

Na nossa juventude, tínhamos por hábito fazer sessões fotográficas, para o que nos aperaltávamos, feitas modelos, mas o que elegíamos?  A esplanada, a ria, com todas as embarcações tradicionais que ainda ia tendo, as varandas, a Biarritz, o movimento da romaria da Senhora a Saúde…  Mas um dos cenários eleitos, de que fiquei com algumas recordações, era mesmo o sul piscatório, interagindo com os pescadores que remendavam redes, preparavam aparelhos e outras tarefas necessárias ao seu dia a dia. Por vezes, uma visita também ao “barco do mar”, a dita arte xávega, assim apelidada, actualmente. Essa, por aqui, foi-se. Há muito que deixou de existir, desde os anos 50, do século passado.

As referidas fotos como documento, com as modelos, Manuela Vilão, Alcina Cachim Parracho e eu, com dois amigos de então.

 

 

A sul, as modelos e um pescador

 

Exibem a juventude, vestidos de preto 

 

Cena piscatória, ao sul


Na proa do “barco do mar” 

-

Fotos da autora do blogue

-

Costa Nova, 30 de Agosto de 2020

-

Ana Maria Lopes-

Sem comentários: