segunda-feira, 20 de junho de 2011

Retratos do litoral português - 1

-
Outro costume curioso da dita Nazaré dos anos 60 (ainda perdurou no tempo, mas com menor intensidade) era a venda de peixe miúdo, já seco, quer na praia,  quer ao longo dos passeios marginais.

As nazarenas amanhavam, mesmo à unha, o carapau ou biqueirão e secavam-no na praia numa espécie de tabuleiros com fundo de rede, que assentavam nuns varais. O aspecto era original e singular. Chamavam-lhe o estendarte do peixe.
-
Nazaré, estendarte de peixe, na praia

Arquivo pessoal da autora
-
Ílhavo, 20 de Junho de 2011

Ana Maria Lopes
-

2 comentários:

marmol disse...

Estes estendartes fazem-me lembrar Porto Alexandre na antiga província de Angola, onde também se secava peixe em grandes quantidades para exportar para os países do interior, nomeadamente o Congo Belga.
Talvez tenham sido os nazarenos ou outros pescadores ( a tradição de secar peixe existe ao longo de toda a nossa costa)que levaram esse hábito para aquelas paragens.
Quem sabe?
Oliveira Martins

Anónimo disse...

Na Nazaré,(e no Algarve,sem surpresa...)julgo que lhes chamam carapaus alimados.No prato,cozidos com batata e cebola,temperados com azeite,vinagre e alho,lembram-me o gosto que tinham as "sardinhas amarelas"(salgadas e vendidas em barrica...)Cumprimentos,"kyaskyas"