domingo, 11 de julho de 2010

E os painéis renovam-se...11 de Julho de 2010


-
No Canal Central, em Aveiro, um júri escolhido para o efeito, classificou os painéis das embarcações, que, ontem participaram na Regata. Os donos das que apresentaram pinturas novas receberam 450 euros e ao vencedor do Concurso de Painéis foi entregue um prémio de 200 euros. Foi ele o INOBADOR, pertença da PT, que costuma estar à guarda do CVCN. Exibiu quatro curiosos painéis, dois de carácter religioso que evocam o Stº. Amaro e a Nossa Senhora da Saúde e dois, maliciosos, que jogam com o duplo sentido de banda larga e Meo, ao mesmo tempo que publicitam produtos relacionados com a empresa.

Vai sendo um incentivo à manutenção dos poucos barcos moliceiros que ainda existem e um estímulo à renovação anual das pinturas, como era tradição.
Passando uma vista de olhos pelos painéis e respectivas legendas, na expectativa de encontrar alguma referência a factos actuais ou do quotidiano, tipo, crise governamental, crise socioeconómica, casamento homossexual, vinda de sua Santidade o Papa Bento XVI a Portugal, a morte do Prémio Nobel Saramago, o Mundial de Futebol, nada…mas era hábito. Não, nada! Para se abstraírem da dita “crise”, os pintores da ria resolveram refugiar-se, salvo raras excepções, na tradicional malícia de uma forma um pouco abusiva e demasiado evidente. Terá sido?

Notei também que alguns dos painéis do ano passado se mantinham, não tendo sido renovados, ou sofrendo, apenas, uns ligeiros retoques.

Só tive hipótese de observar cuidadosamente os de estibordo, mas Amigos, de opinião credível, confirmaram que o mesmo acontecia nos de bombordo.

O José Manuel de Oliveira continua a ser o pintor reinante, a quem pertencem algumas das melhores cenas.

Faço votos para que as Regatas do Emigrante e a do S. Paio, ambas no concelho da Murtosa, sejam mais entusiastas e participadas.

Pela evocação de Santos padroeiros, pelos trocadilhos, pelos duplos sentidos, eis alguns dos painéis com que mais engracei:

«Ó MÃE DO CÉU VALÉI-NOS AGORA.»

«Sra. DA SUD BALEINOS»


«QUERES QUE EU TE META O MEO?»


«AINDA DAMOS UMAS GAITADAS!»


«AGARRA-TE BEM AO PAU.»

Fotografias – Ana Maria Lopes

Ílhavo, 11 de Julho de 2010

Ana Maria Lopes

-

1 comentário:

marmol disse...

Palavras para quê?
Eles falam por si e a Dra.Ana Maria por eles. Interpreta-os como ninguém!
Vive estes momentos com uma intensidade e sensibilidade de quem nasceu no meio e sabe-o analisar como ninguém.
Parabéns.
Oliveira Martins