Não há dúvida que entre bloguistas com interesses afins, se vão criando alguns laços de amizade. É o que me tem acontecido com um amigo recente, a quem Francisco Marques acicatara “o bichinho” da pesquisa referente a lugres dedicados à pesca do bacalhau à linha.
Tendo lido minuciosamente e apreciado o meu relato do naufrágio do lugre Golphinho, em 1914, e relativo protesto, deu conta da intervenção, no salvamento da tripulação, do vapor inglês, Corinthian, pertença da Allan Line, cujo comandante, o Sr. Bamber, foi de uma dedicação extrema, tendo a Liga dos Oficiais, à época, enviado calorosos agradecimentos a este ilustre comandante inglês, bem como participado o facto ao Instituto de Socorros a Náufragos.
À laia de prenda no sapatinho, para eu enriquecer mais a biografia do meu Avô, que ando a vasculhar, enviou-me o referido bloguista a imagem do vapor Corinthian, que resolvi editar.
Alertou-me igualmente para o pormenor de que o navio em 1914 devia ter a chaminé pintada com as cores da Allan Line (companhia mãe). Na foto, o navio tem a chaminé pintada com as cores de uma associada da Allan Line, a Beaver Line, facto insignificante, porquanto era hábito, na época, transferir os navios dum serviço para outro, sem perda do respectivo direito de propriedade.
O Corinthian esteve para a tripulação do Golphinho, tal como o Carpathia para os 705 sobreviventes do Titanic, em 14 de Abril de 1912, uma das maiores tragédias da história marítima.
Ficou assim enriquecido, em mais um pormenor, o conhecimento que vou obtendo da vida de mar do meu Avô Pisco. Obrigada, pois!
Fotografia gentilmente cedida por Reinaldo Delgado
Ílhavo, 21 de Dezembro de 2008
Ana Maria Lopes
De facto o blogue do nosso Amigo REIMAR é um espaço de interesse marítimo indiscutível. Também gosto de passar por lá.
ResponderEliminarAs companhias Allan Line e Beaver Line já desapareceram há muito, tendo sido absorvidas pela toda poderosa Canadian Pacific, que por sua vez foi engolida pela HAPAG-LLOYD pouco tempo antes de uma tentativa de compra da HAPAG - LLOYD por parte da Neptune Orient Lines, de Singapura.
Esta acção congregou uma série de boas vontades alemãs que determinatram a recusa de venda da companhia e sua manutenção sob controlo Hamburguês.
Estive recentemente à porta da sede da HAPAG-LLOYD, na rua Ballindam, nº 25, um lugar mágico cheio de história marítima europeia...