Durante os anos de 1940 e 1941, o navio efectuou viagens de comércio, tendo regressado à pesca na campanha de 1942.
Nele embarcaram os capitães António Augusto Marques, o Capitão Marcela (1936 até 1945), Tude Brito Namorado (1946 a 1948), João Fernandes Matias (1949 até 1951), Carlos Augusto Castro (1952 a 1955) e Joaquim Marques Bela (1956 a 1958).
Foi seu piloto, nas viagens de 1946 e 47, o Sr. Capitão Pascoal, que me cedeu algumas das fotografias notáveis, que utilizo.
Naufragou, por motivo de alquebramento, no Virgin Rocks, Terra Nova, a 7 de Agosto de 1958, com ele tendo naufragado o avô do meu interlocutor.
Ainda hoje diz com muita piada o último Capitão que só conseguiu um carregamento completo quando o navio abriu as tábuas, se encheu de água e foi ao fundo, em 1958.
Imagens – Gentilmente cedidas pelo Sr. Capitão Pascoal e pela Fotomar.
Ílhavo, 21 de Janeiro de 2010
Ana Maria Lopes
Boa noite.
ResponderEliminarRaridades como tantas outras que repousam nas gavetas de antigos oficiais e pescadores por Portugal fora (e mesmo de emigrantes de há muitos anos "lá fora").
Um imponente navio que pelo seu artigo é mais divulgado e só há que agradecer a oferta. Na foto do cais em St. John´s percebe-se bem as dimensões deste lugre... e aqueles 4 mastros associam-se de imediato aos 4 hoje nos céus da Galiza, a regressar em breve a Portugal. Como está lindo e gracioso o "Manuela".
Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt
Lá se foi mais um Simões! (a propósito do naufrágio do Milena).
ResponderEliminarFoi mais ou menos nestes termos que o meu particular amigo Capitão Ferreira da Silva, se dirigiu ao amigo Capitão Simões na esplanada do café da Costa Nova, onde habitualmente ia a meio da tarde tomar café, mais a pretexto de conversar com os amigos e ao mesmo tempo de eu lanchar.
Já lá vão muitos anos, mas recordo-me perfeitamente desta cena.
Parabéns por trazer ao conhecimento
de todos nós, que "auscultamos" diáriamente o seu blog, aspectos tão interessantes da odisseia do bacalhau.
Oliveira Martins