Cerca de duas dezenas de barcos moliceiros voltaram, hoje, a colorir as águas da Ria, numa regata que é uma referência nos eventos náuticos da região. Como vem sendo hábito, surge integrada na Festa da Ria e, além da C.M. de Aveiro, contou também com o apoio da Associação dos Amigos do Barco Moliceiro.
A partida foi da Torreira e a chegada aconteceu em Aveiro, junto da antiga lota.
Não nos foi possível acompanhá-la de perto, mas, de certeza que, a quem o fez, proporcionou imagens deste tipo, recolhidas em idênticas provas, nos anos 80.
Preparação da partidaA partida foi da Torreira e a chegada aconteceu em Aveiro, junto da antiga lota.
Não nos foi possível acompanhá-la de perto, mas, de certeza que, a quem o fez, proporcionou imagens deste tipo, recolhidas em idênticas provas, nos anos 80.
Perseguição…
Que belo efeito!…
O vencedor da regata receberá um prémio no valor de 150 euros e cada participante com barco moliceiro ganhará 300 euros.
Amanhã, no Canal Central um júri escolhido para o efeito, classificará os painéis das embarcações. Os donos das que apresentarem pinturas novas receberão 450 euros e ao vencedor do Concurso de Painéis será entregue um prémio de 200 euros.
É, na realidade, um incentivo à manutenção dos poucos barcos moliceiros que ainda existem e um estímulo à renovação anual das pinturas, como era tradição.
Ao contrário do ano passado, em que a calmaria fez com que os moliceiros fossem chegando ao Rossio pelo fim da tarde, este ano, com a nortada fresca que soprou, apesar das precauções e cuidados havidos, ainda não eram quatro horas, já os primeiros barcos tinham percorrido o trajecto habitual.
Fotografias – Cedência de Paulo Miguel Godinho
Ílhavo, 18 de Julho de 2009
Ana Maria Lopes
-
boa tarde Dra ,que memórias dos moliceiros ,eu mesmo sendo cá mais do norte me lembro dos moliceiros ,dos carregamentos que faziam que pareciam botes carregados de bacalhau era o que fazia lembrar,até os anos 70 eu vi muito e apreciei ,até porque trbalhei sete anos e sempre em São Jacinto com o meu barco jaime pião primeiro e depois o barco caximar e sei que as vezes admirava os belos moliceiros com as suas caracteristicas velas e que com ventos frescos dava gosto velos navegar ,por isso parabéns Dra Ana Maria pelas memórias que são inesqueciveis e que a Senhora soube também retratar BEM HAJA DRA...Jaime Pião
ResponderEliminar