Já em Dezembro último, lançámos um desafio de observação deste género, de que os leitores gostaram, pedindo até que se repetissem mais vezes actividades deste estilo.
Na
cava da onda, o casco deste elegante lugre ficou praticamente encoberto. Aos peritos e mais observadores, lançamos um repto…Concentração e olhos bem abertos!!! De que navio se trata?
Fotografia – Arquivo pessoal da autoraÍlhavo, 2 de Maio de 2009
Ana Maria Lopes
O nosso Argus,navegando carregado de bacalhau vindo da Groenlandia ,julgo eu que é, porque os cisnes brancos são inconfundiveis, mesmo assim é uma aposta .Bélos tempos com muitas coisas más e outras menos más, éra o tempo que éra e também deu para ganhar o pão nosso de cada dia e livrar de ir para a guerra do Ultramar, entre uma e outra coisa, como pescador que éra o melhor éra a pesca do bacalhau...comprimentos DRA Bém haja ...Jaime Pião
ResponderEliminarSenhor J. Pião:
ResponderEliminarO que faz a Net! Noutro dia, no Museu de Ílhavo, estive a procurar a sua ficha do grémio e lá a encontrei. Também me deram o recado de que foi lá fazer uma visita e perguntou por mim. Obrigada.
Há dias, quando falei com o pescador, João Zagalo, da Gafanha da Nazaré e lhe disse que podia contactar consigo, pediu-me que lhe desse cumprimentos. Pensa ter sido seu colega de faina, nas campanhas de 1967 a 1969, no n/m Novos Mares.
Boa tarde.
ResponderEliminarPois a minha aposta vai para o belo lugre/motor "Brites".
O aspecto do gurupés e proa não me parece pertencer aos lugres de aço. É um navio de madeira. O castelo de popa também não me parece pertencer aos lugres que mencionei.
É a aposta de um "moço/verde" (que nunca lá andou) contra a do amigo Jaime Pião que de lá tem muita experiência e para quem mando um abraço.
Atentamente
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt
Boa noite Dra e amigo António ,pois o Sre J.Zagalo eu me lembro bém um abraço sim e óbrigado a Dra pela descrição ,eu perguntei pela Sra sim ,já agora éra com prazer que gostava de a conheçer ,por isso fui de visita ao Museu e cheguei sedo juntamente com a minha esposa.António eu ajnda estou na minha ,prá mim é o Argus más já tenho dúvidas ,de qualquer maneira fico sempre com os olhos ém bico só ém vêr estas lindas fotos .Obrigada DRA ANA MARIA COM OS MEUS COMPRIMENTOS E OS MESMOS PARA O AMIGO ANTÓNIO FANGUEIRO...J.PIÃO
ResponderEliminarPerdi a aposta e o António ganhou por isso pesso desculpa ,a foto vista doutra maneira cheguei a conclusão que, é um lugre motor ém madeira sim senhor!
ResponderEliminarUm abraço Fangueiro e Bém Haja DRA
J.Pião
Cara amiga,
ResponderEliminarVotos de bom fim de semana.
Como a Dra. sabe eu não sou a pessoa mais indicada para responder a este tipo de desafios.
Mas como a ideia é participar, julgo estar perto da verdade se disser que este lugre foi construído em 1936, na Gafanha, pelo mestre Manuel Maria Mónica. Será portanto o mesmo que se perdeu por alquebramento na Terra Nova, 30 anos depois a 29.06.1966.
A imagem é fascinante. Obrigado por partilha-la connosco. Parabéns
e até sempre.
Reimar
Obrigada a todos os colaboradores. Após o fim de semana prolongado, chegou a altura de revelar que é, de facto, o lugre Brites, construído na Gafanha da Nazaré por Manuel Maria Mónica, em 1936, que naufragou por alquebramento em 1966.
ResponderEliminarSugestiva imagem do saudoso Capitão Francisco Silva Paião (Almeida).
Uma muito boa noite,
ResponderEliminarEstou a mandar este comentario, pois estive presente no dia da marinha em Aveiro em 1991, aquartelado no RIA para esse evento. Sou Fuzileiro (Sai em FEV1992),numa noite de nostalgia, procuro algo sobre essa incorporacao (Set1990) a acabei por achar este site, lembrando-me deste mesmo evento. Procuro alguem que la estivesse ou entao algumas fotos desse dia, pois eu estava na altura na Unidade de Policia Naval, e estava ao lado da tribuna principal.
Um muito obrigado,
Paulo Pires
ppires52@hotmail.com