As idas à Empresa, ao “secadouro”, à seca, embora hoje, já nada, lá, se seque, às vezes, são proveitosas, para a minha colecção de fotografias da Faina Maior. Só que as de hoje não vieram em altura muito oportuna: entre dois posts do N/M Inácio Cunha, do qual pensava que nada mais apareceria.
Solução: editá-las entre ambos. Já não têm grande cabimento nem num, nem no outro, e não se pode perder o seu valor documental. Vejamos:
No verso da foto, espírito de bom humor, anotou:
As quatro primeiras figuras de toda a festa, segundos antes do bota-abaixo do Inácio Cunha – 25.4.1945
Da esquerda para a direita, Mestre Manuel Maria Mónica, construtor, Sr. António Cunha, Gerente da Empresa, D. Adília Cunha, madrinha do novo navio e Sr. João Testa Júnior, também Gerente da Sociedade. Que sabor a uma época que não conheci!
Comentário anexo à fotografia exprime com uma certa graça: Mais parece a ponte do comando de um cruzador inglez!!! – 25.4.1945
Um cliché tirado a meio navio, ali no cais da Gafanha da Nazaré, no dia da entrada, em Outubro de 1962, permite apreciar o navio bem no fundo, os sacos de lona das roupas dos pescadores e a arrumação dos dóris empilhados, no convés.
Não se podem perder estes instantâneos! Enriquecem a história do navio!
Imagens – Arquivo pessoal da autora
Ílhavo, 22 de Abril de 2009
Ana Maria Lopes
Bom dia Drª.
ResponderEliminarPois tem toda a razão. Estas "janelinhas" para este passado não se podem perder e têm imenso valor para, pelo menos, alguns de nós.
Pela 1ª vez pude ver os gerentes da Testa & Cunhas e embora o meu pai só fizesse a primeira campanha em 1967, 22 anos após esta foto, gostei imenso de ver esta raridade.
A foto da ponte de comando inicial ainda não apresentava as características cruzes de Malta da empresa.
E a 3ª foto de uma chegada a Portugal carregado até não poder mais.
Como sempre, muito obrigado por nos oferecer destas coisas raras, espalhadas pela região onde vive.
Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt
O Inacio CUNHA só uma viagém e mesmo essa imcompleta ém 1966 por incendio na Groenlandia com o Navio carregado ,naufragamos quase ém finais de AGOSTO éra o Capitão Ernesto e Imediato Santana , com estes Oficiais embarcava toda vida ao bacalhau bóns óficiais e boa tripulação enfim foi só uma viagém ...comprimentos ao António e Bém Haja DRA...jaime pião
ResponderEliminarOlá Dona Ana chamo-me Miguel e possuo algumas fotos do mestre Mónica isto porque o meu avô construiu naquele estaleiro a traineira "Pérola de Sesimbra" que possivelmente é o unico barco ainda em actividade.
ResponderEliminarSe quiser que lhe envie fotos, tem o meu mail: mlourenco007@gmail.com
Miguel Sesimbra