Foi uma incursão no mundo da Filatelia, de que já fui muito próxima e de que me encontro há muito afastada. Mas, o “bichinho” fica sempre. Deu-me vontade de aproveitar o lançamento do carimbo comemorativo dos 200 Anos da Abertura da Barra – Aveiro – 1808-2008 para recriar uma peça filatélica curiosa.
Optei por uma espécie de postal máximo, em que os motivos do selo, do próprio postal e do carimbo têm afinidade.
Peça filatélica recriada
Dentre os dez expositores presentes, saliento a colecção (em classe aberta) – A Faina Maior, pertencente a Manuel João Senos Matias, de Ílhavo. O material utilizado ao longo das oitenta folhas, 5 quadros, é atraente e o tema é-me particularmente grato.
Inovações nos regulamentos filatélicos recentes permitem que as exposições temáticas utilizem 40 % de material não filatélico: excertos de livros, fotografias, postais ilustrados, documentos de bordo, etc.
“A Colecção Faina Maior apresenta o bacalhau, importância e industrialização, a demanda dos Mares do noroeste e suas populações nativas, a colonização da Terra Nova, os Portugueses e a pesca do bacalhau, o declínio, a aquacultura e a memória”, in Catálogo.
Sobressaem na colecção as várias peças filatélicas com base na bela série de selos Faina Maior – Pesca do Bacalhau emitida em 24 de Junho de 2000, pelos CTT, com dois carimbos alusivos, Ílhavo e Gafanha da Nazaré, por proposta do Museu Marítimo de Ílhavo, coadjuvada pela Secção Filatélica e Numismática do Clube dos Galitos.
Postal, selo e carimbo alusivos à pesca do bacalhau à linha (Edição dos Amigos do Museu)
Bloco com os 6 selos da emissão
Com direito a um visita individual guiada pelo Manuel João, meu antigo aluno de Francês no então Liceu Nacional de Aveiro, saboreei a tarde com agrado, também pelo convívio com “amigos filatelistas” de há longa data.
Continua, pois, Manuel João, a melhorar sempre a tua colecção!
De parabéns está a Secção Filatélica e Numismática do Clube dos Galitos, pela boa organização da exposição.
Igualmente agradáveis as palestras proferidas, já anunciadas, há dias, neste blog. Felicitações, pois, aos palestrantes.
Ílhavo, 4 de Maio de 2008
Ana Maria Lopes
Maravilhoso!
ResponderEliminar