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Completada a minha colecção
de embarcações da Ria de Aveiro e do meu bote de meia quilha como representante
das da bacia do Tejo, por que não procurar construir algumas que nos recordem
os rios do norte de Portugal?
Esta pergunta que fiz a
mim mesmo levou-me a pesquisar algumas informações sobre este assunto.
Principiando pelo Rio
Minho, não foi difícil encontrar as respostas de que necessitava.
O carocho português foi título que logo me prendeu a atenção e que
trouxe consigo as informações desejadas: adaptação sob desenhos de José
Gonçalves e apontamentos de memórias de João Paulo Baptista.
Muito grato a estes
dois estudiosos, deitei mãos à obra.
Baseado nos desenhos
que são apresentados, comecei a preparar um plano de construção do modelo na
escala de 1/25, como é meu costume, para fazer um carocho de Caminha, que, na realidade, tivesse aproximadamente seis
metros de comprimento.
Agora só me restava
seguir as informações que o autor dos referidos «apontamentos e memórias» tão
detalhadamente apresenta acerca desta embarcação. Sugere ainda o autor a
existência no Rio Minho de um carocho galego muito semelhante ao nosso, mas é o
de Caminha que eu vou procurar reproduzir.
Visão geral
Tratando-se de uma
construção que segue o método conhecido por (shell-first), isto é costado primeiro, tudo é um pouco diferente
das minhas anteriores bateiras e barcos da Ria de Aveiro. Para estas como
sempre referi, o cavername é assente no fundo, para depois receber os costados.
Aqui, como o autor
explica, depois de pronta a quilha, ser-lhe-ão aplicadas com escarva as rodas
de proa e de popa, seguidas das duas primeiras tábuas, que pregam directamente
para estas peças. Só então se assentam as sete primeiras cavernas do meio.
Assim tentei proceder,
mas logo me surgiu uma dúvida. Como pregaria estas primeiras tábuas na quilha,
se não tivesse umas sólidas abas laterais para as receber?
Entendi que à quilha
vertical deveria sobrepor-se uma tábua/quilha, que iria topar nas extremidades
dos pés das rodas, onde previamente se teriam afundado os alefriz, para receber
as tábuas dos costados.
De proa
Assim fiz, por ter
concluído que em minha opinião, seria a forma prática para fazer este trabalho.
Aplicadas então as duas
tábuas do fundo, preparei as sete cavernas que coloquei no seu lugar, seguindo
a indicação de que a estas se juntariam as restantes quatro, sendo três para
vante e uma para ré.
Daqui se conclui que a
caverna mestra, a mais larga das primeiras sete, fica nitidamente para ré da meia-nau.
Esta é a razão que vai permitir ao carocho mostrar a sua proa adelgaçada, muito
elegante e levantada, depois de pregadas todas as tábuas da borda.
Voltando à construção,
e tendo já colocada a segunda tábua de cada lado, fiz os braços para juntar às
cavernas, para que cada uma ficasse com a largura que lhe era devida.
Só depois assentei as
tábuas da borda e as restantes cavernas de vante e de ré. Com a aplicação do
verdugo, do alcatrate e do talabardão, já era possível fixar as quatro
chumaceiras com os escalamões para os remos, ficando a borda completa e o
carocho com ar de acabado.
Mas ainda lhe faltava a
bancada do meio, o assento da popa, os paneiros inclinados das casas de vante e
de ré, os remos, o mastro e a verga, o vertedouro e a fateixa, sem esquecer a
vela e o leme, para que possa navegar quando tiver vento de feição.
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Pormenor dos aprestos
Como é meu costume,
apliquei na construção madeira de limoeiro para a quilha, rodas de proa, de
popa e cavername. Para o tabuado utilizei choupo, para os remos tola e para o
mastro e verga ramos de ameixieira.
A vela e os cabos são
de algodão, a fateixa e as ferragens do leme, de arame de cobre.
Os costados, por fora, pintei-os
de preto para imitar o breu e por dentro dei bondex para parecer o breu louro
aplicado para conservação da madeira.
A embarcação real
representada tinha de:
Comprimento ……6,45 m
Boca……………...1,60 m
Pontal…………… 0,45 m
Escala aplicada 1/ 25
Caxias, 12/07/2015
António
Marques da Silva
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Se nos seus tempos faina, o Capitão Marques da Silva era tão hábil, como a fazer tão magníficas miniaturas, indubitavelmente que estaremos perante um duplo artista, já que juntando sua habilidade ao saber, tem o bom gosto do tipo de embarcações a escolher.
ResponderEliminarE a costa portuguesa, tão rica que é em barcos tradicionais.
Parabéns.
Al bino Gomes